Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

108º aniversário do nascimento de Carmen Miranda

Carmen Miranda (1909-1955) é um raro exemplo de uma artista completa: talentosa em criar, cantar e dançar. Nascida em Portugal e criada no Brasil, Miranda apresentou-se às artes do espetáculo em tenra idade. O amor do seu pai pela ópera e o apoio da sua mãe levaram-na a prosseguir uma carreira no mundo do espetáculo. Inspirada por baianas e vendedores de frutas afro-brasileiros, Miranda vestiu um "chapéu de frutas" quando se apresentou pela primeira vez ao público. Esse chapéu tornaria-se a sua assinatura à medida que a sua estrela se elevava, primeiro no Brasil e depois no mundo inteiro.

 

Carmen Miranda

 

A grande oportunidade de Miranda aconteceu depois do seu desempenho no Instituto Nacional de Música. Ela conseguiu uma audição num estúdio de gravação onde garantiu imediatamente um contrato para lançar um tema. O primeiro álbum de Miranda foi lançado em 1929 e foi imensamente popular entre os brasileiros. O seu estilo de atuação ajudou o samba a ganhar respeito e um lugar no destaque brasileiro e, mais tarde, em todo o mundo.

 

Carmen Miranda doodle

 

Quando ela se mudou para os Estados Unidos em 1939, era já uma estrela nacional no Brasil e tinha o poder de garantir que sua banda pudesse viajar com ela. O famoso Teatro Chinês de Garuman, em Hollywood, convidou-a a deixar suas impressões de mão no cimento em 1941, tornando-se assim a primeira pessoa da América do Sul a fazê-lo.