Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

3 dicas para se motivar a fazer exercício físico

Se está a ter problemas para iniciar um plano de exercícios, não está sozinha. Muitos de nós lutamos para sair da rotina sedentária, e apesar das nossas melhores intenções não conseguimos. Embora as preocupações práticas como uma agenda lotada ou más condições de saúde possam fazer com que o exercício físico seja desafiador, para a maioria das pessoas as maiores barreiras são as mentais. A falta de auto-confiança que impede de tomar medidas positivas. A motivação é como as chamas, desaparece rapidamente. Facilmente ficamos desencorajados e desistimos. Deixamos aqui algumas dicas para você conseguir superar o sedentarismo.

 

Mulher a correr

 

Não utilize a atitude do tudo ou nada. Você não tem que gastar horas num ginásio ou forçar-se a atividades monótonas ou dolorosas que odeia experimentar, pois os benefícios físicos e emocionais de pouco exercício são muitos. Um pouco de exercício é melhor do que nada. Na verdade, a adição de quantidades modestas de atividade física à sua rotina semanal pode ter um efeito profundo sobre a sua saúde mental e emocional.

 

Seja gentil com você mesma. Pesquisas demonstraram que a auto-compaixão aumenta a probabilidade de ter sucesso em qualquer empreendimento. Portanto, não lute contra o seu corpo, o seu nível de condicionamento físico atual ou a sua suposta falta de força de vontade. Tudo o que essa resistência vai fazer é desmotivar você ainda mais. Em vez disso, olhe para os erros que cometeu no passado e para as escolhas pouco saudáveis que tomou como oportunidades para aprender e crescer.

 

Verifique as suas expectativas. Você não conseguirá atingir uma boa forma rapidamente, como também não conseguirá transformar instantaneamente o seu corpo. Querer muito em pouco tempo só leva à frustração. Tente não se desencorajar por aquilo que não pode fazer ou o quão longe você ainda tem que percorrer para alcançar os seus objetivos. Em vez de ficar obcecada com os resultados, foque-se na consistência. A recompensa virá com o tempo.