Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem é Kaimook Chuto e porque a google lhe dedica um doodle no seu aniversário 79

Kaimook Chuto nasceu no dia 18 de abril de 1938 na Tailândia. Trata-se de uma mulher Escultora, que se destaca por ser considerada a primeira escultora tailandesa.

Filha de Joti Shooto que é o Director Geral do Departamento de música da Tailândia. Ela estudou numa escola muito próxima a sua casa, ao terminar  a escola secundária ela estudou pintura e escultura na Universidad das Artes de Silpakorn.

Despois da sua graduação, começou a trabalhar no Departamento de Belas Artes na secção de reparação e organização de cartazes, folhetos e livros que compaginava com a escultura, renunciou a trabalhar para um cliente da companhía Limited Partners. Foi chefe do Departamento de Arte durante dois anos.

Nomeada "escultora da corte real" pela rainha Sirkit, foi responsável pelo famoso monumento dos três reis de Chaing Mai, assim como por diversas outras esculturas de reis e de rainhas da Tailândia.

quem é Kaimook Chuto

 

A Google homenageia o que seria o 79º aniversário do nacimiento da escultora Kaimook Chuto com um doodle na sua web na Tailândia

Quem foi Ferdinand Monoyer e porque a Google lhe dedica um doodle

Ferdinand Monoyer foi uma pessoa muito importante para o mundo ser como é hoje. A google criou um doodle para comemorar os 181 aniversário de Ferdinand Monoyer que foi o homem que tornou possível medir a agudeza visual dos seres humanos.

Ferdinand Monoyer VillaMonoyer.jpg

No dia 9 de mayo de 1836 nasceu en Lyon Ferdinand Monoyer, o famoso oftalmólogo francês que passou à história como o homem que introduziu a dioptría en 1872. Monoyer, que estaría celebrando o seu 181 aniversário estes días, también foi o precurssor da tabela de optotipos para medir a agudeza visual.

 

Ferdinand Monoyer, era filho de um médico militar francês, que se licenciou e passou a ser professor de Física Médica na Faculdade da Universidade de Estrasburgo desde 1871. Un ano despois o seu nome estaría ligado para sempre à história da medicina.

 

O médico publicou na revista francesa um trabalho seu com o título: "Sur l’introduction du système métrique dans le numérotage des verres de lunettes et sur le choix d’une unité de réfraction." Essa investigação propunha pela primeira vez aplicar o significado “dioptría” à unidade de potência de una lente (expressada como a inversa de distancia focal em metros). Em 1975, tres anos mais tarde, desde Congreso de Oftalmología de Bruxelas davam luz verde para adoptar a dioptría como unidade internacional de refracção em óptica média. Que é ainda nos dias de hoje a unidade que continua a ser usada.

 

Ferdinand Monoyer podería ter-se dedicado a não fazer nada mais, porém este génio da medicina também desenvolveu uma tabela que a maioria das pessoas reconhece e que é usada em qualquer consultório de oftalmologia. Ele foi quem inventou a tabela optotipos (tabela optométrica) com a qual podemos avaliar a nossa vista quando vamos ao médico. Com o tempo esta tabela foi denominadad como tabela de Monoyer.

Ferdinand Monoyer morreu aos 76 anos de idade em Lyon no dia 11 de julio de 1912. Com a sua morte o mundo perdeu um dos grandes ilustres da medicina. A sua inventiva teve lugar no século XIX, mas a sua obra segue vigente no novo milénio.

A google não quis deixar passar a data do 181 aniversário de Ferdinand Monoyer sem lhe atribuír um doodle.

O factor pH nos champôs

As letras pH referem-se ao nível de acidez ou alcalinidade de uma substância, que é calculado numa escala de 1 a 14. Valores abaixo de 7 indicam acidez e acima de 7 alcalinidade. A maior parte dos champôs possui um pH entre 5 e 7; as variedades medicamentosas têm um pH de cerca de 7,3 que se aproxima da neutralidade.

 

shampoo.jpg

 

O sebo possui um pH entre 4,5 e 5,5 ou seja, ligeiramente ácido. As bactérias não conseguem sobreviver com estes valores de pH, pelo que é importante preservar a sua camada protetora a fim de manter a pele, o couro cabeludo e o cabelo nas condições ótimas.

 

Muitos champôs são rotulados como "pH equilibrado", o que significa que possuem o mesmo grau de acidez que o cabelo. Pessoas com cabelos frágeis, com permanente ou pintados devem usar um champô para este tipo de cabelo. No entanto, para os cabelos fortes e em boas condições, não é necessário um champô com pH equilibrado desde que, em seguida, se aplique um condicionador.

O cabelo misto - Causas e soluções

O cabelo misto é oleoso nas raízes e por vezes espigado nas pontas.

 

cuidados-com-o-cabelo-misto-17.jpg

 

Causas

 

Tratamentos químicos, uso demasiado frequente de champôs com uma base detergente, exposição excessiva ao sol e uso exagerado de aparelhos à base de calor. Este abuso repetido provoca frequentemente uma alteração na secreção de sebo nas raízes e uma alteração parcial das escamas, que deixam de poder cumprir o seu papel protetor. Assim sendo, as pontas tornam-se secas.

 

Soluções

 

Use produtos que tenham apenas uma ação suave sobre o cabelo. O uso excessivo de fórmulas para cabelos oleosos ou para cabelos secos pode contribuir para o problema. O ideal será usar um produto especialmente concebido para cabelos mistos; se tal não for possível, tente usar um champô para cabelos oleosos e termine aplicando um condicionador apenas na metade inferior do cabelo.

O cabelo pintado ou com permanente

cabelo-cacheado-cor.jpg

 

O cabelo pintado ou com permanente é com muita frequência mais poroso do que o cabelo não tratado, pelo que necessita de agentes de limpeza suaves e bons condicionadores. Os produtos para cabelos pintados ajudam a evitar que a cor desvaneça protegendo o cabelo da ação dos raios solares. Os produtos especiais para cabelos com permanente ajudam a manter a elasticidade aumentando a duração daquela.