Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Dia nacional do Canadá 2017 na história

Celebra-se o Dia nacional do Canadá 2017.

O Canadá é um país que ocupa uma grande parte da América do Norte com 9,98 milhões de km², sendo um dos maiores países do mundo em área total de território, apenas superado pela rússia. O Canadá estende-se desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste.

Ao norte o país é limitado pelo oceano Ártico e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

Dia nacional do Canadá 2017

 

História resumida do Canadá - Dia nacional do Canadá 2017

Foi a 1 de julho de 1867, que o Ato britânico da América do Norte foi aprovado, unindo as três colónias distintas do Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick. Originalmente chamado de Dia do Domínio, o Dia do Canadá não foi oficialmente celebrado até ao 50º aniversário, em 1917.

A diversidade dessas três colónias distintas não foi perdida ou diminuída. Os canadenses têm grande orgulho na cidadania multicultural, integrada e inclusiva do seu país.

Como reconhecimento dessas crenças fundamentais, o Canadá promulgou a Política de Multiculturalismo em 1971. A primeira do seu tipo no mundo, esta política confirmou os direitos dos povos aborígenes e o status das duas línguas oficiais do Canadá.

Doodle de hoje retrata as sobremesas comemorativas que refletem a vasta diversidade regional e étnica do Canadá, destacando as 13 províncias e territórios.

Quem foi Victor Hugo e porque a google dedica um doodle

Victor Hugo ou Victor-Marie Hugo foi um famoso poeta, estadista e ativista dos direitos humanos nascido a 26 de fevereiro de 1802 na commune de Besançon, no Doubs, leste da então prestes a ser dissolvida Primeira República Francesa.

Considerado já na altura um menino precoce, ainda muito jovem se tornou escritor, tendo em 1817, ainda com apenas 15 anos, sido premiado pela Academia Francesa por um de seus poemas. Ainda não tinha completado os seus 30 anos, e Victor Hugo já era um prestigiado poeta, dramaturgo, artista e romancista.

doodle de 30 de Junho de 2017 é dedicado a homenagear algumas das suas obras mais conhecidas, incluindo O Corcunda de Notre-Dame (1831) e a coleção de poesias As Contemplações (1856). Mas sobretudo destacar a obra mais concisa de Victor Hugo, a lendária novela Os Miseráveis, que se desenrola com base na injustiça social, redenção e revolução.

Victor Hugo

 

A infância de Victor Hugo foi fortemente marcada por acontecimentos que ficaram na história. Foi nessa altura que Napoleão veio a ser proclamado imperador ainda Victor Hugo tinha apenas dois anos de idade, e a monarquia dos Bourbons foi restaurada antes de seu décimo oitavo aniversário.

Quando a sua mais prestigiada obra "Os Miseráveis" foi publicada decorria o ano 1862, Victor Hugo foi condenado ao exílio politico em consequência das suas opiniões políticas, tendo ficado exilado de França durante cerca de 10 anos. Nesse tempo, ele acabou por criar três coleções de poesia, além de diversos livros que abordavam a disparidade social e económica, incluindo O Homem Que Ri (1869). O poeta e ativista político fundou posteriormente a Associação Literária e Artística Internacional para apoiar os direitos dos artistas.

Ele acabou por se casar com a sua amiga de infância, Adèle Foucher, a 12 de outubro de 1822, porém esse casamento provocou um enorme desgosto ao seu irmão, Eugène, que era apaixonado por Adèle Foucher.

 

Curiosidades sobre a vida de Victor Hugo.

Uma curiosidade interessante sobre Victor Hugo foi o fato de ele aparecer numa nota francesa e ter sido homenageado com ruas, parques, avenidas e estátuas em várias cidades francesas, bem como em Guernsey, onde morou durante o seu exílio.

Como vários outros escritores de sua geração, Victor Hugo foi profundamente influenciado por François-René de Chateaubriand, uma prestigiada figura da escola romântica da altura e uma figura proeminente da literatura francesa do começo do século XIX. Quando ainda era muito jovem, e em consequ~encia dessa admiração, Victor Hugo afirmou que ele seria “Chateaubriand ou nada”, e a realidade é que a sua vida veio a ter bastantes semelhanças com a de seu predecessor.

O doodle da Google foi criado para celebra os 155 anos da publicação da sua obra 'Os Miseráveis' sendo mais uma forma de homenagem a Victor Hugo.

Quem foi Juana Manso e porque a google lhe dedica um doodle!

Juana Manso foi uma mulher que se destacou na sua vida e que a google não quis esquecer.

Juana Manso nasceu a 26 de Junho de 1819, em Buenos Aires, tendo sido uma feminista muito antes de a palavra "feminismo" assumir um significado na linguagem moderna. Proveio de uma familia isilada e lutou toda a sua vida pelos direitos das mulheres e das crianças.

Juana Manso teve muitos papeis durante a sua vida, nomedamente foi jornalista, romancista, tradutora, ativista e professora. É importante realçar que ela viveu numa época em que a esmagadora maioria das pessoas na sociedade pensava que o lugar de uma mulher era em casa a tratar das lides e dos filhos.

 

Juana Manso

 

Quando era jovem Juana Manso criou uma escola em Montevidéu (Uruguai), semeando as sementes de sua carreira impactante. Nos anos seguintes, ela foi se alternando entre Argentina, Uruguai e Brasil, com algumas passagens pelos EUA e Cuba.

Sempre fiel e lutadora pelas suas convicções, acabou por escrever artigos sobre a emancipação das mulheres, bem como um compêndio da história argentina que foi usado nas escolas do país. Juana Manso também escreveu as novelas históricas "La familia del Comendador" e "Misterios del Plata", que falaram contra a escravidão e o racismo, sendo um assunto tabu na altura. 

Juana Manso foi uma das principais e mais notáveis defensoras da coeducação e encontrou um colaborador de mentalidade semelhante, o seu colega intelectual Domingo F. Sarmiento, que a ajudou a convencer os diretores de uma escola experimental para meninos e meninas em Buenos Aires, em 1858.

Convencida de que a educação era fundamental para a emancipação das mulheres, ela ocupou-se de forma persistente de promover a educação em geral, e especialmente das mulheres.  Ela sempre defendeu uma educação livre, metódica, mista, científica e aberta a todas as classes sociais. Juana Manso foi considerada a iniciadora de um movimento de educação mista.

Foi uma feminista incansável, sendo a fundadora da revista semanal (que na altura se designavam de semanário) "Album de Señoritas"

Juana Paula Manso de Noronha

Quando tina 20 anos, em 1839, Juana Manso e a sua família foram perseguidos pelo governo de Rosas, fazendo com que tivessem que fugir para o Uruguai. Lá, passa a ensinar a mulheres diversos tipos de artes, até que é convidada para escrever em periódicos.

Foi autora de várias novelas históricas que denunciavam as más situações dos desfavorecidos da época: crianças e mulheres. Projeto esse que antecedeu o seu famoso “Jornal das Senhoras”, em que foi redatora nos primeiros seis meses no Rio de Janeiro (a última etapa do seu exílio foi no Brasil).

 

Juana Manso faleceu no ano 1875, mas hoje a Google não quis deixar passar o aniversário de Juana Manso com um Doodle brincalhão da artista convidada Mariana Ruiz Johnson, ilustradora argentina de livros infantis, incluindo Mama e Sleep Tight. "Como feminista e criadora de livros infantis, eu estava interessada no legado de Juana Manso", diz Johnson. "Foi uma honra fazer este Doodle". O artista, que descreve seu trabalho como "colorido, ornamentado, surrealista", conta a arte popular latino-americana, contos de fadas, memórias de infância e seu filho de cinco anos entre sua chave Inspirações.

Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 tem direito a um doodle da google

O Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 já começou em Muju, na Coreia do Sul.

A google não quis deixar esquecido esse evento que começa a 22 de Junho e termina a 30 de Junho, dedicando um doodle ao Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 na Coreia do Sul.

O Campeonato Mundial de Taekwondo é um campeonato realizado com uma periodicidade de dois em dois anos pela World Taekwondo Federation.

Um desporto que requer integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável... que poderemos testemunhar no Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017, durante a próxima semana. Ah, e também assistiremos a algumas joelhadas bastante impressionantes e aos opostos pontapés redondos.

Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017

O Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado pela Federação Mundial de Taekwondo, tem lugar todos os anos desde 1973. Tirando os Jogos Olímpicos, são o evento mais prestigiado para aqueles que praticam o desporto – de facto, os sete dias de pontapés e socos apresentam mais atletas de um número maior de nações do que o evento olímpico de quatro dias.

É previsível que vários desportistas talentosos venham a destacar-se no campeonato deste ano, e as suas carreiras serão seguidas com atenção pelos entusiastas do taekwondo à medida que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se aproximam.

 

Apesar de ser um fato que o taekwondo seja um desporto intenso no aspeto físico, as suas raízes filosóficas centram-se em torno da construção de uma sociedade mais pacífica. Ao cultivar uma essência de respeito, humildade e autocontrole no indivíduo, os praticantes de taekwondo visam inspirar esse senso de responsabilidade e espiritualidade em outras pessoas através das suas ações e ensinamentos.

Este é o doodle comemorativo divulgado pela google: 

doodle.gif

 

O criador deste doodle tem esse senso de comunidade e diversidade dos campeonatos em mente. Ao ver os praticantes de taekwondo a transformar a cor, a idade e o género, lembramos os muitos atletas e campeões deste desporto.

 

História do Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial com mais de dois milénios de existência, mas só se tornou desporto na segunda metade do século XX, após a Coreia – o seu país de origem – se ter tornado independente do Japão. Durante vários séculos, integrou ainda de forma vincada a cultura coreana como atividade de recreação.

 

Em 1957, os vários tipos de escolas foram fundidos num único estilo e volvidos alguns anos já se registava a existência de alguns praticantes fora daquela península asiática.

O primeiro Campeonato Mundial de taekwondo teve lugar em 1973 e a estreia nos Jogos Olímpicos, ainda como modalidade de demonstração, ocorreu, como não podia deixar de ser, quando Seul, a capital da Coreia do Sul, organizou os Jogos, em 1988.

O domínio dos atletas do país anfitrião foi quase total, pois em oito categorias ganharam sete títulos e uma medalha de prata. Quatro anos volvidos, em Barcelona, o taekwondo regressou com o mesmo estatuto, ainda sem integrar o programa das modalidades oficiais.

 

Em Sydney, no ano 2000, teve lugar a promoção que se aguardava, levando em conta que este desporto é praticado por 50 milhões de pessoas em 160 países. Esta estreia no seio da "nata" dos desportos olímpicos contou com quatro escalões em cada sexo, ou seja, metade do que é contemplado nos Campeonatos do Mundo.

 

A Federação Portuguesa de Taekwondo foi fundada em 27 de novembro de 1992 e iniciou a sua atividade no ano seguinte. É filiada na World Taekwondo Union. Em Portugal, existem mais de milhar e meio de praticantes.

 

Quem foi Oskar Fischinger e qual o motivo da Google dedicar um doodle

Saiba quem foi Oskar Fischinger cujo aniversário 117º é celebrado hoje 22 de Junho de 2017. Oskar Fischinger é um influente cineasta e artista visual Oskar Fischinger (1900-1967), um norte-americano de origem alemã.

Os filmes de Oskar Fischinger, a maioria dos quais feitos nas décadas de 1920 e 1930, deixaram impressionadas muitas pessoas – como é que ele conseguia fazer tanta magia sem computadores?

 

No mundo do design e das artes gráficas, Oskar Fischinger tornou-se uma figura verdadeiramente imponente, especialmente na área da animação.

Oskar Fischinger é mais conhecido pela sua capacidade de combinar visões abstratas sincronizadas com acompanhamento musical, com cada quadro cuidadosamente desenhado ou fotografado à mão. Mestre do movimento e da cor, Fischinger passou meses – às vezes anos – planeando e fazendo cada uma das suas animações.

Oskar Fischinger

 

Embora Oskar Fischinger seja mais conhecido pelos seus filmes, ele também foi um pintor prolífico, criando inúmeras obras que capturam o movimento dramático e os sentimentos das suas películas num único quadro. Insatisfeito com a mídia tradicional, ele também inventou um engenho, o Lumigraph, para gerar exibições cromáticas fantásticas com movimentos de mão – uma espécie de pintura ótica em movimento e um precursor da mídia interativa e dos jogos multi touch.

Mesmo com a tecnologia avançada que atualmente existe, a emulação do trabalho de Fischinger é uma tarefa impossível. As suas cores e movimentos foram cuidadosamente planeados, mas de forma descontraída, tornando o tempo do artista tão precioso, mas continuando humano.

O doodle interativo do dia 22 é uma homenagem da Google à obra magnífica de Oskar Fischinger, permitindo que você crie a sua própria música visual. 

A google assinala o doodle comemorativo do aniversário de Oskar Fischinger com as seguintes palavras de agradecimento:

Agradecimentos especiais a Angie Fischinger, a criança mais nova de Oskar, que desempenhou um papel integral na realização desse projeto. Abaixo, ela compartilha alguns pensamentos sobre o trabalho e a vida de seu pai:

Meus pais eram imigrantes alemães. Eles foram forçados a deixar a Alemanha em 1936, quando ficou claro que meu pai não poderia prosseguir seu trabalho como cineasta lá (a vanguarda foi considerada degenerada por Hitler e sua administração). Mas muitas pessoas que já viram seus filmes reconheceram sua grandeza. Ele recebeu uma oferta para trabalhar na MGM e ficou em Hollywood após a guerra.

Meu pai estava incrivelmente dedicado a sua arte - alguns até o chamavam de teimoso. Sua paixão e honestidade faziam parte de seu brilho, mas eles também poderiam fazer com que ele fosse um pouco difícil de trabalhar. Às vezes, nossa família lutou financeiramente como resultado, então todos entraram - as crianças conseguiram rotas de papel ou faziam babá.

Nós fomos criados em um ambiente saudável e trabalhador. Fomos felizes, intelectualmente estimulados e dedicados à educação. Graças ao apoio e encorajamento da minha família, graduei-me do estado de San Jose e ensinei no sistema escolar público por 30 anos.

Eu me sinto incrivelmente orgulhoso da minha família e estou encantado por ser filha de Elfriede e Oskar Fischinger. Isso significa muito para mim ver esta celebração da arte do meu pai. É maravilhoso saber que seu trabalho, que tem sido constantemente elogiado desde a década de 1920, continuará recebendo reconhecimento mundial.