Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Asima Chatterjee

Asima Chatterjee nasceu a 23 de Setembro de 1917 e faleceu em 2006. Foi uma química indiana que ficou famosa pelo seu trabalho nos campos de química orgânica e fitomedicina.

Quando o Dr. Asima Chatterjee estava crescendo em Calcutá nos anos 1920 e 1930, era quase inaudito que uma mulher estudasse química. Mas isso não impediu Chatterjee: ela não só completou seu diploma de graduação em química orgânica, mas também passou a receber um Doutorado em Ciências - a primeira mulher a fazê-lo na Índia! ">O trabalho mais notável de Asima Chatterjee inclui pesquisas sobre alcalóides de vinca e o desenvolvimento de drogas anti-epilépticas e antipalúdicas. Ela também escreveu um volume considerável de trabalho em plantas medicinais do subcontinente indiano.

Asima Chatterjee

 

">Este sábado, 23 de setembro, a Google dedica um doodle ao seu 100º aniversário. Ao longo da sua carreira, as suas pesquisas contribuiram para o desenvolvimento de medicamentos que trataram problemas de saúde como a epilepsia e malária. A contribuição mais notável do Dr. Chatterjee no campo, no entanto, foi seu trabalho em alcalóides de vinca. Alcalóides são compostos feitos de plantas, muitas vezes para tratar doenças médicas. Os alcalóides de Vinca, que vêm da planta de pervincas de Madagascar, são usados ​​hoje no tratamento de quimioterapia porque ajudam a abrandar ou a bloquear a multiplicação de células cancerígenas.

As contribuições inovadoras do Dra. Chatterjee para medicina foram reconhecidas por universidades em todo o mundo. Ela recebeu inúmeros elogios do governo indiano, incluindo alguns dos prêmios mais altos (como o Padma Bhushan) e uma nomeação para a câmara alta do Parlamento!

Um firme crente em colaboração e ensino, chegou também a fundar e liderar o departamento de química do Lady Brabourne College. Ela iniciou um instituto de pesquisa e orientou muitos estudiosos da química na Índia.

 

Destaques da vida e da carreira da Dra. Asima Chatterjee:

Asima Chatterjee foi uma excelente aluna enquanto crescia na Índia, e acabou por se formar com honras em química na Universidade de Calcutá em 1936.

No ano de 1940, ela retornou à universidade como chefe fundadora do departamento de química do Colégio Lady Brabourne e, em 1944, tornou-se apenas a segunda mulher a ser conferida com um Doutoramento em Ciências por uma universidade indiana, com base em sua pesquisa sobre química de produtos vegetais e química orgânica sintética.

doodle.png

 

 

Asima Chatterjee escreveu vários volumes de trabalho com sua pesquisa em plantas médicas do subcontinente indiano e as suas descobertas estão atualmente sendo usadas no gerenciamento de doenças que ameaçam a vida de milhares de pessoas: as suas investigações sobre as propriedades dos alcalóides da vinca são agora usadas em quimioterapia e outros descobrimentos de Asima Chatterjee levaram ao desenvolvimento da medicação anti-convulsiva Ayush-56, usada para tratar a epilepsia, bem como vários medicamentos contra a malária. Ela foi nomeada pelo Presidente da Índia como Membro do Rajya Sabha, a Câmara dos Deputados do Parlamento indiano, composto por pessoas selecionadas pelas suas contribuições para a arte, literatura, ciência e serviços sociais da nação asiática.

Descubra mais sobre a vida e o trabalho do Dr. Asima Chatterjee visitando Google Arts & Culture

Quem foi Amalia Hernández Navarro!

Amalia Hernandez nasceu a 19 de Setembro de 1917, vindo a tornar-se uma referência na dança.

Amalia Hernandez desde criança desenvolveu uma enorme paixão pela dança. Ela veio a tornar-se coreógrafa no Instituto Nacional de Belas Artes, onde ensinou dança moderna.

Posteriomente voltou-se para as danças tradicionais mexicanas. Hernandez foi autora de diversas combinações de danças tradicionais com outros movimentos coreografados vindo a ser uma das impulsionadoras de um estilo de dança totalmente novo conhecido como baile folclórico.

O pai era um homem de negócios ligado aos interesses político e militar e foi à mãe que Amalia foi buscar o interesse pelas artes, em especial a música e o canto. 

Amalia Hernánde

 

No ano de 1952, Amalia Hernandez fundou o Balé Folclórico do México. Começando com apenas oito dançarinos, a equipa cresceu para mais de trezentos em poucos anos. A empresa atuou na televisão pela primeira vez em 1954, e dado o enorme sucesso dessa transmissão televisiva passaram a atuar na TV semanalmente. Essa incrível ascensão permitiu que o grupo de Amalia viajasse para a América do Norte e até representasse o México nos Jogos Pan-Americanos em 1959.

 

Amalia Hernandez com 17 anos, foi para a Escola Nacional de Dança, dirigida por Nellie Campobello, com quem posteriormente se incompatibilizou.

 

O Balé Folclórico do México ainda atua atualmente. Desde a sua criação, o grupo dançou para mais de 22 milhões de pessoas. Hernandez continuou envolvida com a empresa até à sua morte em 2000, trabalhando ao lado das suas filhas e netas.

O Ballet Folclórico do México tornou-se famoso mundialmente ao representar o país nos Jogos Pan Americanos de 1959, em Illinois (EUA).

 

Desde 1960 que o Ballet Folclórico do México atua nas noites de domingo e quarta-feira no Palácio das Belas Artes, na cidade do México.

 

A google quis comemorar o aniversário 100 de Amalia Hernández Navarro com um doodle no dia de hoje.

Samuel Johnson, quem foi e porque a google lhe dedica um doodle!

Samuel Johnson foi um escritor e pensador inglês que ficou conhecido pelas suas notáveis contribuições à língua inglesa como poeta, ensaísta, moralista, biógrafo, crítico literário e lexicógrafo.

Samuel Johnson, também conhecido como Dr Johnson é homenageado no seu 308 aniversário pela google.

 

Samuel Johnson publicou o Johnson's: Um Dictionario da língua inglesa no ano 1755 após 9 anos de trabalho. Foi descrito como "uma das maiores realizações únicas da bolsa de estudos", e teve um enorme impacto no chamado inglês moderno. Com quase 18 centímetros de espessura! Johnson's foi o primeiro dicionário inglês a ser publicação do Oxford English Dictionary.

Samuel Johnson é considerado por muitos o "mais distinto homem de letras da história da Inglaterra", Johnson é a personagem da "mais reconhecida biografia do mundo da literatura", o trabalho Life of Samuel Johnson de James Boswell.

Samuel Johnson

 

Samuel Johnson era filho de um livreiro, acabou por ser obrigado a abandonar os estudos em Oxford por falta de recursos e passou a ganhar a vida como interprete e tradutor. Juntando algum dinheiro, fundou uma escola particular, mas fracassou nesse projecto.

 

Em 1737, acabou por ir para Londres com o seu aluno David Garrik, onde iniciou intensa atividade de crítico e jornalista. Em pouco tempo conquistou uma reputação que foi sempre em crescente.

A influência literária de Samuel Johnson teve uma evoluçao estrondosa, especialmente depois de criar no ano 1764 um clube literário com os  seus amigos Edward Gibbon, Joshua Reynolds, Oliver Goldsmith e Edmund Burke.

A esposa de Samuel Johnson faleceu em 1752 e, pouco depois, Francis Barber, ex-escravo da Jamaica, juntou-se à família de Johnson como servo. Ele morou com Johnson por mais de 30 anos, assim como a sua esposa e filhos, e veio a tornar-se o herdeiro de Johnson.

 

Em 1763, ele conheceu James Boswell, um jovem advogado escocês, cuja "Vida de Johnson" (publicada em 1791) fez muito para dar fama a Johnson. Em 1773, Johnson e Boswell fizeram uma turnê de 3 meses pelas Terras Altas da Escócia e as Hébridas. Ambos escreveram notas das suas viagens. Johnson passou um tempo considerável em Edimburgo na década de 1770. Fonte desta informação.

Samuel Johnson nasceu em Lichfield a 7 de Setembro de 1709 e faleceu em Londres a 13 de Dezembro de 1784. Hoje a google quis comemorar o seu aniversário com um doodle comemorativo.

Sir John Cornforth quem foi e porque a Google lhe dedicou um doodle

Sir John Cornforth foi uma personalidade muito prestigiada no seu tempo, ficou na história por diversos feitos que lhe são atribuídos e recebeu o Prémio Nobel da química.

Sir John Cornforth nasceu a 7 de setembro de 1917 na Austrália, porém veio a construir a sua carreira em Inglaterra. Uma particularidade a assinalar é que John Cornforth era surdo desde a adolescência, devido a otosclerose, mas isso não o impediu de conseguir atingir os seus objetivos de vida. Foi durante a infância que Sir John Cornforth começou a perder a audição e ficou completamente surdo cerca dos seus 20 anos de idade.

Isso tornou a sua vida muito mais díficil, ao ficar surdo era impossível para ele ouvir as palestras na Universidade de Sydney durante a sua formação.

A sua incapacidade auditiva não impediu Sir John Cornforth de se formar em química orgânica na Universidade de Sydney, onde conheceu aquela que veio a ser sua esposa Rita Harradence.

Sir John Cornforth

 

Em 1939, Sir John Cornforth e Rita Harradence ganharam bolsas de estudo para estudar em Oxford e casaram-se dois anos depois. Juntos, escreveram mais de 40 artigos científicos muito importantes.

Ambos foram para Oxford, onde vieram influenciar profundamente o estudo da penicilina durante a guerra. Sir John Cornforth recebeu o Nobel de Química no ano 1975, juntamente com Vladimir Prelog, que lhe foi atribuído divido ao trabalho que realizou na estereoquímica das reações de catálise das enzimas. Nesse estudo focaram-se nas enzimas que ativam as mudanças nos compostos orgânicos. As conclusões do estudo destes dois prestigiados quimicos vieram a abrirar portas para diversas descobertas, incluindo o desenvolvimento de farmacos que reduzem o colesterol.

Quanto John Cornforth recebeu uma parte do Prémio Nobel de Química, ao lado de Vladimir Prelog, no seu discurso de aceitação disse:

"Ao longo da minha carreira científica, minha a esposa tem sido a minha colaboradora mais constante. Sua habilidade experimental fez grandes contribuições para o trabalho; ela facilitou-me muito o trabalho e ajudou muito a superar as dificuldades de comunicação que me acompanham pela surdez; O seu incentivo e fortaleza foram o meu maior apoio."

 

Também em 1975, mudou-se para a Universidade de Sussex em Brighton como professor de investigação da Royal Society. Cornforth permaneceu lá como professor e foi ativo na pesquisa até bem perto da sua morte.

Sir John Cornforth chegou também a ser nomeado cavaleiro no ano 1977.

 

google quis homenagear Sir John Cornforth no seu aniversário 100º com um doodle muito apelativo, que pretende agradecer e não deixar esquecer esta pessoa importante na história da humanidade.

Eduard Khil quem foi e porque a google lhe dedica um doodle no seu aniversário

Eduard Khil é conhecido como o cantor do 'Trololó'. Ele tornou-se muito famoso na internet ao aparecer no vídeo conhecido como ‘Trololó’.

Eduard Khil nasceu a 4 de setembro de 1934 em Smolensk, Rússia. Eduard Anatolyevich Khil  é um cantor que teve muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, no período soviético, mas que cabaou por cair no ostracismo após o fim da URSS, Khil desapareceu lentamente do cenário cultural russo no final da década de 80. Contudo veio a virar sensação na internet no ano 2010, quando um vídeo com o cantor interpretando 'Eu estou feliz por finalmente regressar a casa' se tornou viral ao ser publicado no YouTube – foram mais de 2 milhões de visualizações em poucos dias.

 

Eduard Anatolyevich Khil morreu no dia 4 de Junho de 2012 num hospital de São Petersburgo, na Rússia.

Ele estava em estado crítico de saúde, após ter sofrido um derrame e entrado em coma. De acordo com a imprensa russa, ele havia sofrido danos cerebrais irreversíveis. A família de Khil chegou a procurar fundos para ajudar no tratamento do cantor.

Eduard Khil

 

A famosa música foi escrita pelo soviético Arkady Ostrovsky, e a letra original falava de um caubói do estado americano de Kentucky que passeava pelas pradarias enquando sua amada costurava meias para ele.

Contudo o tema, muito relacionado aos Estados Unidos, não agradou aos censores naqueles tempos de Guerra Fria. Então, para satisfazer à censura, Khil decidiu gravar uma versão vocalizada, que soava como "trololó". Na época, isso não chamou muito a atenção nem foi imitado -até o vídeo cair na Internet.

 

Após o sucesso na web, os fãs do cantor pediram que ele fizesse uma turnê mundial.

O barítono agradeceu, mas recusou o convite, brincando com o fato de a canção ter feito sucesso só mais de três décadas depois da gravação.

O presidente russo, Vladimir Putin, deu condolências à viúva e ao filho de Khil. Ele deve ser enterrado na própria cidade, no cemitério de Smolenkskoye.

Eduard Khil era barítono formado pelo Conservatório de Leningrado, antigo nome da atual São Petersburgo, e artista honorífico da União Soviética.

A google não quis deixar passar o seu aniversário sem comemorar a ocasião com um doodle em homenagem a Eduard Khil.