Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Pele avermelhada ou corada

Há diversos motivos para surgirem problemas de vermelhidão na pele. Mas de fato esse tom avermelhado da pele pode ser atenuado através da aplicação de uma base especial de cor verde. Aplique com moderação, apenas nas zonas que necessitam. O pigmento verde da base tem o efeito de neutralizar o vermelho da sua pele.

 

Pele avermelhada ou corada

 

Contudo, para evitar um ar fantasmagórico, aplique uma camada fina da sua base normal e fixe com pó translúcido. Este truque serve também para disfarçar uma borbulha ou mancha ocasionalmente inflamada.

Existe uma doença relacionada com a pele vermelha, para saber mais acerca desta doença poderá ler o artigo Pele Rosácea, aprenda como tratar! no portal de saúde Inspire Saúde.

Gilbert Baker quem foi, e porque a google lhe dedica um doodle

Gilbert Baker ficou na história, mas muitas pessoas ainda perguntam quem é Gilbert Baker?

Gilbert Baker foi um artista norte-americano que ficou famoso porque criou a bandeira com um arco-íris que se veio a tornar no símbolo do orgulho gay.

Gilbert Baker nasceu no Kansas (zona central dos Estados Unidos) no ano de 1951. Ele esteve a servir cerca de 2 anos no exército. Ele morava em São Francisco numa altura de revelião em que o movimento pelos direitos dos homossexuais começava a ganhar verdadeira força.

 

Gilbert Baker

 

Um autodidata da costura, Gilbert Baker pus toda a sua criatividade e habilidade a trabalhar para a comunidade homossexual de São Francisco, fazendo faixas, bandeiras e banners para diversas marchas e protestos. No ano de 1978, Gilbert Baker usou sua habilidade para criar o novo símbolo para a comunidade LGBT para substituir o anterior que era um triângulo rosa, símbolo de opressão e devastação da classificação nazista de pessoas LGBT na Segunda Guerra Mundial. A simbolo escolhido foi um arco-íris que pretende ser uma forma de mostrar o oegulho gau de forma mais positiva e comemorativa.

Baker tornou-se famoso com a sua bandeira com oito cores para o dia da liberdade homossexual, essa iniciativa veio mais tarde a inspirar as marchas do "orgulho gay", que se instituíram por todo o mundo, usando a sua bandeira.

 

Gilbert Baker morreu a dormir aos 65 anos no dia 31 de Março de 2017 em New York, vitima de um problema cardiovascular.

Era amigo de longa data do ativista Cleve Jones, foi homenageado por milhões de pessoas em todo o mundo que queriam agradecer a sua luta pela liberdade de género. As redes sociais foram invadidas de mensagens quando foi conhecida a sua morte, muitas pessoas consideram uma pessoa que fazia falta na sociedade.

Os trabalhos de Gilbert Baker e os objetos históricos relacionados com ele estão expostos em diversos grandes museus e arquivos, sendo o principal e mais completo o de New York City.

Gilbert Baker ficará para a história e a google não quis deixar de o homenagear com um doodle no seu aniverário 66.

Quem foi Richard Oakes e porque a google dedica um doodle comemorativo

Richard Oakes marcou a história da América e a google não quis deixar sem marcar aquele que seria o seu 75 aniversário sem lhe dedicar um doodle comemorativo. Durante as décadas de 60 e 70, Richard Oakes dedicou a sua vida na defesa dos direitos dos índios americanos. Trata-se de uma pessoa genuína que se tornou activista e lutou de forma pacifica pela liberdade, pela justiça, e pelos direitos dos indios americanos de contrololarem suas próprias terras.

Não confundir com o famoso Richard Oakes guitarrista, este caso estamos a falar de Richard Oakes activista.

Nacido a 22 de maio de 1942, Richard Oakes cresceu em Mohawk em Akwesasne e logo aos 18 anos ele foi viver para São Francisco e estudou na Universidade Estadual de San Francisco. Foi nessa universidade que comoçou a desempenhar um papel fundamental na criação daquele que foi na altura um dos primeiros programas de estudos indianos na América.

Richard Oakes

 

Oakes passou a ser um campeão para a justiça social em sua comunidade. O seu maior protesto e o mais reconhecido ocorreu no ano 1969 que duraria até 1971, quando Oakes liderou um grupo de ativistas que ocuparam a famosa Ilha de Alcatraz. O objetivo dele era criar uma comunidade, com uma universidade, um museu e um centro cultural, mas além disso queria que o governo reconhecesse os direitos dos índios americanos de reivindicar a suas terras. Também recrutou 80 estudantes de UCLA do centro indiano americano dos estudos.

Apesar da sua tentativa ele não conseguiu conquistar Alcatraz para o seu povo, contudo ele conseguiu chamar a atenção dos meios de comunicação causou um impacto substancial no tratamento dos índios americanos nos EUA a partir desa data. Ele também ajudou Pit River Tribe na sua dura e longa reivindicação de terras com quase 3 milhões de acres na zona norte da Califórnia.

O Doodle da google do dia 22 de Maio de 2017 pretende louvar e reconhecer a importantância de Richard Oakes na história da América do Norte.

O que é o Mecanismo Anticítera (Antikythera Mechanism's) e porque a google dedica um doodle.

O Mecanismo Anticítera também chamdo de máquina de Anticítera é na realidade um artefato que segundo os historiadores se trata de um antigo mecanismo para auxílio à navegação.

O Mecanismo Anticítera conhecido e original está exposto no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, acompanhado de uma réplica que pode ser melhor observada. Existe também outra réplica que por sua vez está exposta no Museu Americano do Computador em Bozeman (Montana), nos Estados Unidos da América.

 

Esta é uma foto com a imagem real do Mecanismo Anticítera:

 

Mecanismo Anticítera

 

Os restos deste artefato denominado Mecanismo Anticítera foram recolhidos no ano 1901 por mergulhadores, junto com várias outras peças como estátuas e outros objetos, a uma profundidade de cerca de 43 metros na costa da ilha grega de Anticítera. Data de 87 a.C., em 17 de maio de 1902, o experiente arqueólogo Spyridon Stais percebeu que uma das peças de pedra possuía uma roda de engrenagem. Quando o artefato foi resgatado estava na verdade muito corroído e incrustado, dificultando a observação e identificação. Após cerca de dois mil anos, parecia apenas uma pedra esverdeada. Visto que de início as estátuas eram o motivo de todo o entusiasmo, o artefato misterioso não recebeu muita atenção.

 

A máquina de Anticítera foi examinada ao detalhe em 1902, e estava dividida em diversos pedaços.

Ela possuia rodas dentadas de diversos tamanhos com dentes triangulares cortados de forma muito precisa. O artefato parecia um relógio, mas isso era pouco provável porque se acreditava que relógios mecânicos só passaram a ser usados amplamente muito mais tarde

 

Os especialistas acreditam que o mecanismo de Anticítera não deverá ser o único mecanismo desse tipo. Eles acreditam que outros aparelhos similares não foram encontrados porque bronze é um metal bastante valioso e altamente reciclável, o que certamente levou ao desaparecimento de imensos objetos feitos neste tipo de material.

Agora já sabe o que é o Mecanismo Anticítera (Antikythera Mechanism's) e porque motivo a google lhe dedica um doodle!

Quem foi Olga Skorokhodova e porque a google lhe dedica um doodle

Olga Skorokhodova foi uma escritora ucraniana surdocega, que se destacou e foi homenageada pela google com um doodle porque conseguiu feitos inéditos na sua vida.

Olga Ivanovna Skorokhodova nasceu no Sul da Ucrânia e com grande infelicidade com apenas cinco anos contraiu meningite. Por esse motivo ela acabou por ficar surda, cega e paralítica. Com muito esforço e dedicação, ela conseguiu voltar a andar usando uma muleta que, por vezes, usava como bengala.

Olga Skorokhodov

 

Aos onze anos Olga Skorokhodova começou a ser educada por um professor chamado Ivan Sokolyanski. Sempre com muita força ela conseguiu doutorar-se em Psicologia e Ciências Pedagógicas. Mais tarde veio a trabalhar no Instituto de Defectologia da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS e no Colégio Zagorsk.

 

Olga Skorokhodova gostava muito de conviver com pessoas cultas, ela trocava correspondência com várias pessoas de nível cultural elevado e conservou algumas cartas que lhe escreveram várias dessas pessoas distintas. Por entre essas cartas, destaca-se uma, datada de 3/1/1933, e assinada pelo conhecido escritor Gorki: "Querida Olga, sua vida para mim é simplesmente um milagre; um desses maravilhosos vetores de luz tanto do nosso trabalho como de todo espírito elevado."

 

No decorrer da sua vida, Olga Ivanovna Skorokhodov publicou diversas obras, muitas delas traduzidas para várias línguas. No seu livro "Como percebo e imagino o mundo que me cerca", descreveu com detalhe as suas impressões sobre a natureza e a vida quotidiana: "Sinto que uma vida intensa se desenvolve ao meu redor e anseio participar dela como todos os seres humanos."

 

Olga Skorokhodova acabou por dedicar a sua vida a documentar cuidadosamente como os surdos e cegos percebem o mundo ao seu redor, dando a conhecer ao resto do mundo esse conhecimento importante.

Faleceu aos 73 anos mas deixou um legado que perdurará por muitos mais anos e ficará na memória de todos uma mulher que mudou a vida de muitas pessoas e que nunca desistiu.