Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

A diabetes e a frutose

O problema da diabetes está em ascensão, mas a maioria dos casos são evitáveis, desde que sejam adotadas mudanças no estilo de vida. Alguns casos de diabetes podem até ser invertidos. Tomar medidas para prevenir e controlar a diabetes não significa viver em privação; significa comer uma dieta saborosa e equilibrada, que também irá aumentar a sua energia e melhorar o seu humor. Você não tem que desistir dos doces inteiramente ou resignar-se a uma vida de comida sem graça.

 

Diabetes e Frutose

 

Se está tentando impedir ou controlar a diabetes, há algumas boas notícias. Você pode fazer uma grande diferença com mudanças de estilo de vida saudáveis. A coisa mais importante que pode fazer para a sua saúde geral é começar a perder peso, mas não tem que perder todos os seus quilinhos a mais para começar a colher os benefícios. Especialistas dizem que a perda de apenas 5% a 10% do seu peso total pode ajudar a reduzir consideravelmente o açúcar no sangue, bem como reduzir os seus níveis de pressão e colesterol. Perder peso e comer de forma mais saudável também pode ter um efeito profundo sobre o seu humor, níveis de energia e sensação de bem-estar.

 

Não é tarde demais para fazer uma mudança positiva, mesmo se você já desenvolveu diabetes. O que importa é que tem mais controlo sobre a sua saúde do que pensa. A mudança pode começar se você cortar nas calorias que ingere, especialmente na frutose. Cortar na frutose também diminui o tamanho da sua cintura.

 

As calorias obtidas a partir da frutose (encontrada em bebidas açucaradas, como refrigerantes, bebidas energéticas e café, e em alimentos processados, como donuts, cereais, doces e granola) são mais propensas a acrescentar peso em torno do seu abdômen. Cortar em alimentos açucarados resulta numa cintura mais magra, bem como um menor risco de diabetes.