Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

A dor de garganta é uma doença?

A inflamação da garganta raramente ocorre como fenómeno isolado: é quase sempre um sintoma, não uma doença em si. A doença que a causa pode ser ligeira ou grave.

 

Dor de garganta

 

A causa habitual é a constipação vulgar. Se os sintomas, além da garganta dorida, incluírem febre, dores de cabeça e no corpo e tosse seca, trata-se provavelmente de gripe. A garganta dorida associada a tosse com expectoração, febre pouco elevada e dificuldade de respiração sugere uma bronquite. Em ambos os casos, a irritação da garganta deve-se provavelmente não a bactérias ou vírus, mas ao corrimento de muco para a garganta. Outras causas possíveis de pequenas irritações da faringe são as alergias, a hipersensibilidade aos remédios, o fumar, a respiração prolongada pela boca, o uso excessivo da voz, os alimentos muito condimentados e os poluentes atmosféricos.

 

Para aliviar uma irritação vulgar, experimente chupar pastilhas ou rebuçados para a garganta, gargarejar com água salgada morna, tomar aspirina ou equivalente e humedecer o ar ambiente se estiver seco.