Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Aprenda a aceitar o seu trabalho

Para muitas pessoas, as carreiras de sonho são apenas isso: sonhos. As realidades práticas de pagar as contas, colocar comida na mesa e ter as crianças na escola, significa geralmente que você tem que gastar 40 horas por semana fazendo um trabalho que não gosta. A esmagadora maioria das pessoas vive assim, não porque o desejem mas simplesmente porque a vida não permite muito mais.

 

Trabalho

 

Imaginar um outro trabalho mais satisfatório pode parecer um sonho sem sentido, mas o que pode fazer na realidade é tornar a sua profissão atual mais leve e gratificante. Se estiver presa num trabalho que não gosta, sem qualquer oportunidade realista para a mudança, ainda existem maneiras de encontrar mais alegria e satisfação no que faz. Ou seja, se não puder sair de uma má situação, tente melhorá-la através de uma atitude mais positiva.

 

Dado que muito do nosso tempo é gasto quer no trabalho, quer viajando para e do trabalho ou pensando nele, inevitavelmente desempenha um papel enorme nas nossas vidas. Se você se sentir entediada ou insatisfeita com o seu trabalho, e dado que passa nele uma grande parte do seu tempo, terá que tomar mais atenção à sua saúde física e mental. Você pode sentir-se esgotada, frustrada, ansiosa, deprimida ou incapaz de aproveitar o tempo em casa sabendo que outro dia de trabalho espera por si.

 

Concentrar-se durante longos períodos em tarefas que considera serem repetitivas ou insatisfatórias, pode causar altos níveis de stress. Além disso, se você achar que o seu trabalho não é significativo e gratificante, torna-se difícil gerar o esforço e o entusiasmo necessários para avançar na sua carreira. Mas para cuidar da sua saúde terá de aprender a lidar com a sua situação atual, porque só poderá ser bem sucedida numa profissão se estiver apaixonada por ela. Se estiver mais feliz, também o trabalho parecerá melhor.