Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

As opções de permanentes no cabeleireiro

Os cabeleireiros profissionais podem oferecer uma série de diferentes tipos de permanentes que não estão disponíveis para uso caseiro.

 

Permanente

 

As permanentes ácidas produzem caracóis altamente condicionados e flexíveis. São adequadas para os cabelos finos, sensíveis, frágeis, estragados ou pintados uma vez possuem uma ação ligeiramente ácida que minimiza os riscos de danos.

 

As permanentes alcalinas resultam em caracóis firmes em cabelos normais e resistentes.

 

As permanentes exotérmicas dão caracóis flexíveis e resistentes. O termo "exotérmico" refere-se ao calor suave que é produzido pela reação química que ocorre quando a loção é misturada. O calor permite que a loção penetre na cutícula, condicionando e fortalecendo o cabelo a partir do seu interior enquanto o modela na sua nova forma.

 

Técnicas de permanente

 

Qualquer um dos tipos de permanentes referidos anteriormente pode ser usado com técnicas diversas, de modo a produzir uma série de resultados diferentes.

 

As permanentes de corpo são muito suaves e leves, conseguidas com o auxílio de rolos grandes ou, por vezes, rolos comuns. O resultado é um aumento do volume com uma ondulação ligeira e movimento em lugar dos caracóis.

 

As permanentes de raízes conferem altura e volume apenas à zona das raízes. Dão uma aparência mais alta e mais cheia pelo que são ideais para os cabelos curtos que tendem a ficar achatados.

 

As permanentes de madeixas enroladas dão ondas e caracóis suaves e naturais, o que se consegue enrolando pequenas mechas de cabelo que são fixas com ganchos e aplicando-lhes a permanente.

 

As permanentes mistas dão caracóis e volume aos cabelos cortados uniformemente usando rolos de diferentes tamanhos. O cabelo do alto da cabeça não é frisado, enquanto a região média e as extremidades possuem caracóis e movimento.

 

As permanentes em espiral criam românticos canudos, um efeito que se consegue enrolando o cabelo em volta de rolos compridos especiais. A massa de caracóis torna o cabelo comprido muito mais espesso.

 

As permanentes locais dão suporte apenas à área onde são feitas. Por exemplo, se o cabelo necessita de ser levantado, a permanente é feita apenas no alto da cabeça. Também se podem fazer na franja ou de lado, em volta do rosto.

 

As permanentes entretecidas envolvem a frisagem de algumas secções de cabelo, enquanto o resto é deixado liso para se obter uma mistura entre textura e corpo e flexibilidade de aspecto natural, em especial nas zonas em volta do rosto, como a franja.