Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 tem direito a um doodle da google

O Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 já começou em Muju, na Coreia do Sul.

A google não quis deixar esquecido esse evento que começa a 22 de Junho e termina a 30 de Junho, dedicando um doodle ao Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017 na Coreia do Sul.

O Campeonato Mundial de Taekwondo é um campeonato realizado com uma periodicidade de dois em dois anos pela World Taekwondo Federation.

Um desporto que requer integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável... que poderemos testemunhar no Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017, durante a próxima semana. Ah, e também assistiremos a algumas joelhadas bastante impressionantes e aos opostos pontapés redondos.

Campeonato Mundial de Taekwondo de 2017

O Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado pela Federação Mundial de Taekwondo, tem lugar todos os anos desde 1973. Tirando os Jogos Olímpicos, são o evento mais prestigiado para aqueles que praticam o desporto – de facto, os sete dias de pontapés e socos apresentam mais atletas de um número maior de nações do que o evento olímpico de quatro dias.

É previsível que vários desportistas talentosos venham a destacar-se no campeonato deste ano, e as suas carreiras serão seguidas com atenção pelos entusiastas do taekwondo à medida que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se aproximam.

 

Apesar de ser um fato que o taekwondo seja um desporto intenso no aspeto físico, as suas raízes filosóficas centram-se em torno da construção de uma sociedade mais pacífica. Ao cultivar uma essência de respeito, humildade e autocontrole no indivíduo, os praticantes de taekwondo visam inspirar esse senso de responsabilidade e espiritualidade em outras pessoas através das suas ações e ensinamentos.

Este é o doodle comemorativo divulgado pela google: 

doodle.gif

 

O criador deste doodle tem esse senso de comunidade e diversidade dos campeonatos em mente. Ao ver os praticantes de taekwondo a transformar a cor, a idade e o género, lembramos os muitos atletas e campeões deste desporto.

 

História do Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial com mais de dois milénios de existência, mas só se tornou desporto na segunda metade do século XX, após a Coreia – o seu país de origem – se ter tornado independente do Japão. Durante vários séculos, integrou ainda de forma vincada a cultura coreana como atividade de recreação.

 

Em 1957, os vários tipos de escolas foram fundidos num único estilo e volvidos alguns anos já se registava a existência de alguns praticantes fora daquela península asiática.

O primeiro Campeonato Mundial de taekwondo teve lugar em 1973 e a estreia nos Jogos Olímpicos, ainda como modalidade de demonstração, ocorreu, como não podia deixar de ser, quando Seul, a capital da Coreia do Sul, organizou os Jogos, em 1988.

O domínio dos atletas do país anfitrião foi quase total, pois em oito categorias ganharam sete títulos e uma medalha de prata. Quatro anos volvidos, em Barcelona, o taekwondo regressou com o mesmo estatuto, ainda sem integrar o programa das modalidades oficiais.

 

Em Sydney, no ano 2000, teve lugar a promoção que se aguardava, levando em conta que este desporto é praticado por 50 milhões de pessoas em 160 países. Esta estreia no seio da "nata" dos desportos olímpicos contou com quatro escalões em cada sexo, ou seja, metade do que é contemplado nos Campeonatos do Mundo.

 

A Federação Portuguesa de Taekwondo foi fundada em 27 de novembro de 1992 e iniciou a sua atividade no ano seguinte. É filiada na World Taekwondo Union. Em Portugal, existem mais de milhar e meio de praticantes.