Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Como descobrir a quantidade de açúcar dos alimentos nos rótulos

Descobrir a adição de açúcar nos rótulos dos alimentos pode exigir alguma investigação. Os fabricantes são obrigados a fornecer a quantidade total de açúcar num determinado produto, mas não têm de informar o quanto adicionaram em relação ao açúcar que já existe naturalmente nos alimentos. Mas a lista de ingredientes, que é apresentada em ordem decrescente de peso, pode ajudar. O truque é decifrar quais são os ingredientes adicionados que têm mais açúcar. Eles vêm numa grande variedade de formas. Além dos óbvios açúcar, mel e melaço, os açúcares podem aparecer como néctar de agave, cristais de cana, adoçante de milho, dextrose, caldo de cana, frutose, xarope de milho, açúcar invertido, lactose, maltose, xarope e muito mais.

 

Rótulos dos alimentos

 

Uma abordagem sensata é evitar os produtos que têm algum destes açúcares adicionados perto do topo da lista de ingredientes, ou aqueles que têm vários tipos diferentes de açúcares espalhados por toda a lista. Se um produto é repleto de açúcar, seria de esperar ver "açúcar" no primeiro lugar da lista, ou talvez no segundo. Mas os fabricantes de alimentos podem falsificar a lista adicionando adoçantes que não são tecnicamente chamados de açúcar. O truque é que cada adoçante é listado separadamente. A contribuição de cada adição de açúcar pode ser pequena o suficiente para que ele apareça no quarto, quinto, ou ainda mais para baixo na lista. Mas se você somá-los pode obter uma dose surpreendente de adição de açúcar.

 

É fácil subestimar também a quantidade de calorias e carboidratos nas bebidas alcoólicas, incluindo cerveja e vinho. E os cocktails misturados com soda e sumo podem estar carregados de açúcar. Se você os quiser beber, faça-o com moderação (não mais do que uma bebida por dia) e beba-os apenas juntamente com alimentos. Se você é diabética, monitorize sempre a quantidade de glicose no sangue, pois o álcool pode interferir com os medicamentos para a diabetes. O melhor, se possível, será mesmo evitar todo o álcool ou ingerir apenas uma quantidade muito pequena. Se estiver a beber socialmente, não se esqueça de ter atenção à quantidade de álcool que ingere.