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Gaia Ciência

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Como descobrir a técnica de relaxamento ideal para si

Não há nenhuma técnica de relaxamento que seja a melhor para todos. Ao escolher uma técnica de relaxamento, considere as suas necessidades específicas, preferências e a forma como você costuma reagir ao stress. A melhor técnica de relaxamento é aquela que combina consigo, se adequa ao seu estilo de vida e que é capaz de focar a sua mente e interromper os seus pensamentos diários a fim de obter a resposta de relaxamento. Em muitos casos, você pode achar que alternando ou combinando diferentes técnicas irá mantê-la motivada e irá fornecer-lhe os melhores resultados.

 

Relaxamento

 

Como você reage ao stress pode influenciar em muito a técnica de relaxamento que funciona melhor para você. Nem toda a gente reage da mesma forma ao stress, pelo que primeiro precisa de saber como você o faz antes de descobrir qual é a técnica de relaxamento ideal para o seu caso.

 

• A resposta "luta". Se você tende a tornar-se irritada, agitada ou tensa sob stress, opte por técnicas de relaxamento que acalmam as suas emoções agressivas, como a meditação, relaxamento muscular progressivo, respiração profunda ou imaginação guiada.

 

• A resposta "fuga". Se você tende a tornar-se deprimida ou triste sob stress, escolha técnicas de relaxamento que são estimulantes e que fornecem energia ao seu sistema nervoso, como o exercício rítmico, massagem, mindfulness ou yoga.

 

• A resposta "mobilização". Se você já experimentou algum tipo de trauma e tende a "congelar" ou tornar-se muito apática sob stress, terá primeiro que despertar o seu sistema nervoso para "luta" ou "fuga". Para fazer isso, escolha uma atividade física que envolva ambos os braços e as pernas, como correr ou dançar, e realize-a conscientemente, concentrando-se nas sensações dos seus membros enquanto você se move.