Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Como funcionam os humidificadores

Estes aparelhos fornecem humidade ao ar. A atividade humana produz muito vapor de água, pelo que, por norma, não é boa ideia colocar mais humidade no ar. Do ponto de vista da saúde, seco é, em geral, melhor do que húmido.

 

Humidificador

 

Por vezes, há queixas de que o ar seca com o aquecimento ligado. Todavia, isto acontece porque a humidade relativa diminuiu e não porque o aquecimento tenha retirado humidade ao ar.

 

Um humidificador pode fazer parecer o ar mais confortável, mas estará a criar melhores condições ao bolor e aos ácaros. Em vez disso, experimente baixar a temperatura do aquecimento central.

 

Além disso, os humidificadores têm um reservatório de água que pode ser causa do aparecimento de bactérias e bolores. Mesmo que a unidade tenha sido preparada para matar estes microrganismos, o bolor morto pode ainda ser espalhado com o ar humidificado.

 

Os humidificadores são úteis para problemas como a laringite aguda diftérica, mas a inalação de vapor é igualmente eficaz. Se uma criança com asma tem problemas à noite, a causa deve ser encontrada e resolvida por um médico.