Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Como lavar o cabelo corretamente

Existem champôs com diversas composições, adequados a todos os tipos e problemas do cabelo. Escolha o indicado para o seu cabelo e use-o as vezes que forem precisas para manter o seu cabelo limpo. Enxagúe abundantemente.

 

Mulher a lavar o cabelo

 

Os champôs destinam-se a limpar o cabelo e o couro cabeludo, eliminando a sujidade e as impurezas sem remover demasiado a gordura natural. Contêm agentes de limpeza, perfumes, conservantes e agentes condicionadores capazes de revestir o cabelo, fazendo-o parecer mais grosso.

 

Os agentes condicionadores alisam as escamas da cutícula para que o cabelo não se embarace e ajudam a eliminar a eletricidade estática quando seca.

 

Lavagem bem sucedida

 

Use sempre um produto formulado para o seu tipo de cabelo – seco, normal, oleoso ou tratado quimicamente – e antes de o lavar, escove-o para o desembaraçar e soltar o pó e as células mortas. Use água tépida, uma vez que a água quente pode ser desconfortável.

 

Molhe o cabelo, aplique uma pequena quantidade de champô e massaje junto às raízes com o auxílio das polpas dos dedos. Nunca use as unhas. Preste especial atenção à linha do cabelo, local onde se acumula a maquilhagem e a sujidade. Espalhe a espuma até às pontas. Não esfregue vigorosamente para não esticar o cabelo.

 

Quando tiver acabado de lavar, enxagúe abundantemente até a água sair limpa e transparente. Repita o processo apenas se achar que o seu cabelo precisa, usando novamente apenas uma quantidade diminuta de champô. Por fim, enxugue o cabelo com uma toalha a fim de retirar o excesso de água antes de aplicar o condicionador.

 

Penteados elaborados

 

Nos séculos XVII e XVIII, a lavagem da cabeça acontecia de dois em dois anos. As senhoras que andavam à moda inventavam verdadeiras torres de cabelo enfeitado com vegetais, frutos, penas e mesmo vasos de flores.

 

Muitas damas passavam a noite, ensonadas, sentadas em cadeiras para não estragarem os seus penteados deitando-se na cama.