Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Como lidar com os pesadelos

Se o stress ou a ansiedade são a causa principal dos pesadelos, deve tentar reduzir os níveis de stress na sua vida. Claro que é mais fácil dizê-lo do que fazê-lo, mas a simples prática de uma técnica de relaxamento antes de se deitar pode ajudar.

 

Pesadelo

 

A melhor maneira de lidar com os medos dos sonhos é enfrentá-los. Uma das formas de o fazer é rever o pesadelo quando estiver acordado e ensaiá-lo passo a passo. Quando chegar à parte assustadora (quando o monstro aparece ou se prepara para atacar), em vez de fugir, volte-se e enfrente-o. Alguns terapeutas vão mais longe, sugerindo não só que aguente firme mas que riposte, seja verbal seja fisicamente. A ideia é que, ensaiando o confronto quando está acordado, preparará a sua memória para fazer o mesmo quando ele ocorrer num sonho.

 

Outra forma de enfrentar o medo será revê-lo uma e outra vez, gravando ou escrevendo a descrição do sonho e ouvindo ou lendo o seu relato. Este método baseia-se na premissa de que, enfrentando repetidamente o seu medo, acabará por se familiarizar com ele, enfraquecendo assim o seu poder.

 

Por fim, pode invocar um guardião para proteger os seus sonhos. Pense numa pessoa ou animal (que conheça ou imaginário) a quem possa pedir ajuda se tiver um sonho mau. Depois imagine-se de volta ao sonho e peça apoio ao seu guardião. Diga a si próprio que, da próxima vez que tiver um sonho mau, ele vai aparecer para protegê-lo. Quando adormecer, lembre-se de que o seu guardião está lá se precisar dele. Esta é uma técnica particularmente útil e reconfortante para ensinar às crianças que sofrem de pesadelos.