Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Como tornar o relaxamento um hábito na sua vida

A melhor maneira de iniciar e manter uma prática de relaxamento é incorporá-la na sua rotina diária. Embora possa ser difícil encontrar tempo numa agenda lotada, muitas das técnicas podem ser praticadas enquanto você está fazendo outras coisas. Você pode meditar enquanto se dirige para o trabalho no autocarro ou metro, por exemplo, ou enquanto espera para tratar alguma burocracia. Experimente a respiração profunda, enquanto está fazendo tarefas domésticas ou a cortar a relva do jardim. A técnica mindfulness pode ser feita enquanto se exercita, passeia o seu cão, caminha para o seu carro ou sobe as escadas no trabalho. Depois de aprender essas técnicas de relaxamento, pode praticá-las no seu escritório ou no parque na hora do almoço.

 

Relaxamento

 

Dicas para fazer com que o relaxamento faça parte da sua vida

 

• Se possível, pense num horário definido para a prática diária. Separe um ou dois períodos por dia. Você pode achar que é mais fácil continuar com a sua prática se for a primeira coisa que faz ao acordar, antes de outras tarefas e responsabilidades que geralmente ocupam muito tempo.

 

• Se você se exercitar, melhora os benefícios do relaxamento através da adoção da mindfulness. Em vez de ficar numa janela a olhar para fora ou ficar a olhar para a TV enquanto se exercita, tente focar a sua atenção no seu corpo. Se você faz treino de resistência, por exemplo, aplique o seu foco em coordenar a respiração com os seus movimentos e preste atenção em como o seu corpo se sente à medida que você levanta e baixa os pesos.

 

• Evite praticar quando estiver com sono. Estas técnicas podem relaxar tanto que podem fazer com que adormeça, especialmente se estiver perto da hora de dormir. Você vai obter o maior benefício se praticar quando estiver completamente acordada e alerta. Não pratique depois de comer uma refeição pesada ou enquanto estiver usando drogas, tabaco ou álcool.