Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Conheça Esther Afua Ocloo, a rainha dos microcréditos

Esther Afua Ocloo (1919-2002) foi uma empresária ganesa, famosa por ter sido uma pioneira do microcrédito. Foi uma das fundadoras da Women's World Banking em 1976, com Michaela Walsh e Ela Bhatt, tendo servido como a primeira curadora da instituição.

 

Esther Afua Ocloo

 

Popularmente conhecida como "Tia Ocloo", a empresária e defensora dos microcréditos trabalhou incansavelmente para ajudar outras pessoas como ela a ter sucesso. Esther Afua Ocloo tinha apenas seis xelins – menos de um euro – quando fez e depois vendeu o seu primeiro frasco de marmelada na década de 1930, ainda como uma adolescente.

 

Esther estava decidida a expandir o seu negócio de marmelada e sumo de laranja, mas precisava de um empréstimo para aumentar a produção, e o crédito era difícil de conseguir para as mulheres pobres. Com muita persistência, acabou por assinar um contrato de fornecimento para garantir o dinheiro para iniciar a sua empresa, a Nkulenu Industries.

 

Depois de viajar para Inglaterra para aprender as mais recentes técnicas de processamento de alimentos, Esther voltou para casa e partilhou essas habilidades com outras mulheres do Gana. Talvez ainda mais importante, ela ensinou-lhes tudo o que sabia sobre o início e funcionamento de um negócio.

 

A "Tia Ocloo" teve um grande impacto em África e no resto do mundo, tanto que em 1975 foi convidada para a primeira Conferência Mundial das Mulheres da ONU.

 

Women's World Banking

 

Esther sabia que emprestar dinheiro às mulheres poderia ter um efeito de contágio, melhorando a prosperidade e a saúde das mesmas, bem como das suas comunidades. Mas, por falta de garantias, as mulheres com baixos rendimentos eram, na época, muitas vezes ignoradas pelos bancos. Assim, em 1979, a empresária ganesa ajudou a fundar e tornou-se presidente do Conselho de Administração da Women's World Banking, que empresta milhões de euros a milhares de mulheres pobres para que estas criem os seus próprios negócios para alcançar os seus objetivos financeiros.

 

Esther Afua Ocloo faleceu em 2002, vítima de pneumonia. Foi casada e teve quatro filhos.

 

98º aniversário do nascimento de Esther Afua Ocloo

 

Esther Afua Ocloo

 

Esta terça-feira, dia 18 de abril de 2017, a Google assinala com um doodle o 98º aniversário do nascimento da "Tia Ocloo", a rainha dos microcréditos.