Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Conselhos para o auto-bronzeamento

Não há nada que mais levante o moral do que passar algum tempo ao sol. No entanto, é necessário ter cuidados especiais com a pele contra os potenciais perigos do bronzeado. O segredo é dar à pele a proteção de que necessita enquanto desenvolve gradualmente uma cor ligeira e atraente.

 

Auto-bronzeamento

 

Existem muitos cremes e loções solares no mercado, mas é essencial que use o adequado, pois apanhar escaldões pode envelhecer a sua pele e aumentar os riscos de cancro cutâneo.

 

Conhecer o seu FPS

 

As iniciais FPS significam Fator de Proteção Solar. Quanto mais elevado o valor do FPS, maior a proteção conferida relativamente aos raios ultravioletas B (UVB). Por exemplo, um FPS 2 permitir-lhe-á estar ao sol o dobro do que normalmente poderia estar sem se queimar, enquanto um FPS 8 lhe permite expor-se oito vezes mais.

 

Uma classificação por estrelas

 

Diversas marcas de produtos solares introduziram recentemente um sistema de classificação por estrelas que indica o grau de proteção contra os raios solares UVA — os responsáveis pelos sinais de envelhecimento como as linhas e rugas. Vale a pena conhecê-lo se quiser manter a sua pele com um aspecto jovem. Quanto mais estrelas o seu bronzeador tiver, melhor.

 

* Uma estrela confere uma proteção moderada contra os UVA.

** Duas estrelas conferem uma boa proteção contra os UVA.

*** Três estrelas conferem uma proteção de nível superior contra os UVA.

**** Quatro estrelas conferem a proteção máxima contra os UVA.

 

Se um produto não possuir esta classificação por estrelas, verifique na embalagem se oferece de facto uma boa proteção contra os UVA.

 

Conselhos para o auto-bronzeamento

 

• Use primeiro um esfoliante corporal, a fim de remover a pele morta que pode absorver a cor e originar manchas.

 

• Aplique bastante loção corporal na zona a ser tratada, o que combaterá eventuais zonas secas, proporcionando uma superfície lisa onde aplicar a loção bronzeadora.

 

• Se existirem opções relativamente à cor, escolha a mais clara pois pode sempre aplicar mais a fim de conseguir um tom mais intenso.

 

• Use apenas uma pequena quantidade de produto de cada vez; pode sempre aplicar uma segunda camada mais tarde.

 

• Aplique o produto na pele com determinação, até esta estar completamente seca. Qualquer excesso que fique à superfície irá originar uma mancha.

 

• Se aplicou autobronzeador no corpo, limpe com um algodão húmido as zonas que normalmente não se bronzeiam (axilas, mamilos, plantas dos pés e dedos). No rosto, passe o algodão em volta das sobrancelhas, na linha do cabelo e na linha dos maxilares.

 

• Apesar de alguns autobronzeadores conferirem um certo grau de proteção contra o sol até que a pele seja lavada, é preferível usá-los em conjunto com o protetor solar mais adequado ao seu tipo de pele.