Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Cuidados a ter com as crianças após uma separação

Uma separação amigável entre você e o seu cônjuge pode dar estabilidade às crianças e promover relações estreitas com ambos os pais, mas raramente é fácil. Uma separação normalmente acarreta muito sofrimento emocional e stress, para todos dentro da família. Apesar dos muitos desafios, porém, é possível desenvolver uma relação de trabalho cordial com o seu ex-marido ou ex-companheiro para o bem dos seus filhos. Apesar de parecer difícil ou mesmo impossível, você pode manter a calma, ficar consistente e evitar criar conflitos com o seu ex para conseguir a guarda conjunta dos filhos, o que será certamente bom para as crianças.

 

Divórcio

 

Os acordos de custódia conjunta, especialmente depois de uma separação amarga, podem ser desgastantes e irritantes. Pode ser extremamente difícil passar por cima da história dolorosa que possa ter com o seu ex e superar qualquer ressentimento ainda latente. Tomar decisões compartilhadas e interagir um com o outro durante a entrega das crianças pode parecer tarefas impossíveis de realizar. Mas, embora seja verdade que a co-parentalidade não é uma solução fácil, é a melhor maneira de garantir que as necessidades das suas crianças são atendidas e que elas são capazes de manter relações estreitas com ambos os pais.

 

Pode ser útil para começar pensar que o relacionamento com o seu ex é uma coisa completamente nova, algo que é inteiramente apenas para o bem-estar dos seus filhos, e não sobre qualquer um de vocês. O seu casamento ou relação pode ter acabado, mas a sua família não. Fazer o que é melhor para os seus filhos é a sua grande prioridade. O primeiro passo para ser uma mãe responsável e madura é colocar sempre as necessidades dos seus filhos à frente das suas próprias necessidades. Se você e o seu ex pensarem da mesma forma sobre este assunto, mais tarde, quando os ressentimentos já tiverem desaparecido, irão agradecer ter tomado esta decisão.