Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem do seu filho

Deixamos aqui algumas dicas para você conseguir lidar de uma melhor forma com as dificuldades de aprendizagem do seu filho ou filha.

 

Rapaz a fazer os trabalhos de casa

 

Mantenha as coisas em perspetiva. A dificuldade de aprendizagem não é insuperável. Lembre-se que todo o mundo enfrenta obstáculos. Cabe a você como mãe ensinar o seu filho a lidar com esses obstáculos, sem se tornar desanimado ou sobrecarregado. Não deixe que os testes, a burocracia escolar e a papelada sem fim a distraia daquilo que é realmente importante, que é dar à sua criança muito apoio emocional e moral.

 

Torna-se a sua própria perita. Faça a sua própria pesquisa e esteja a par dos novos desenvolvimentos na aprendizagem de programas de deficiência, terapias e técnicas educacionais. Você pode ser tentada a olhar para os outros professores, terapeutas e médicos, especialmente no início. Mas você é a maior especialista sobre o seu filho, por isso não tenha medo de assumir o comando quando se trata de encontrar as ferramentas que ele ou ela necessita para aprender.

 

Seja uma advogada para o seu filho. Você pode ter que falar uma e outra vez para obter uma ajuda especial para o seu filho. Abrace o seu papel como uma mãe proativa e melhore as suas habilidades de comunicação. Pode ser frustrante às vezes, mas ao permanecer calma e razoável, mas firme, você pode fazer uma enorme diferença para o seu filho.

 

Lembre-se que a sua influência supera todas as outras. O seu filho vai seguir a sua liderança. Se você abordar os desafios de aprendizagem com otimismo, trabalho duro e senso de humor, é provável que o seu filho siga a sua perspetiva e que passe a ver os desafios como obstáculos que precisam de ser superados. Concentre a sua energia em aprender o que funciona para o seu filho e em implementar o que descobriu o melhor que puder.