Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Dicas para se manter motivada a fazer exercício físico

Mesmo os praticantes mais dedicados às vezes se desviam. Muitas coisas podem interromper um plano de exercício físico que parecia bastante estável: um forte resfriado, uma viagem ou simplesmente um longo período de mau tempo. É por isso que é importante depois aprender a recuperar a rotina. Quando você perder sessões de treino, avalie o seu nível atual de condicionamento e metas em conformidade. Se esteve longe da sua rotina por duas semanas ou mais, não comece onde parou. Corte o seu tempo de treino para metade nos primeiros dias para dar ao seu corpo tempo para se reajustar.

 

Exercício físico

 

O desafio maior será fazer com que a motivação e a confiança voltem ao ponto onde estavam quando você interrompeu o plano de exercício. Tente manter a confiança em si mesma se estiver em perigo de ter uma recaída. Em vez de gastar energia em sentir-se culpada e derrotada, concentre-se em começar de novo. Depois de retomar o seu programa, irá surpreender-se com o quão rápido ele vai passar a ser natural.

 

Deixamos aqui alguns truques que pode utilizar para reacender a sua motivação sempre que estiver a pensar em desistir:

 

• Imagine-se a fazer exercício. Lembre-se dos aspetos do exercício que você gosta mais.

 

• Defina uma recompensa tentadora para dar a si mesma quando conseguir atingir o primeiro objetivo depois de retomar o seu programa.

 

• Se completar toda a sua rotina de exercícios parecer algo impossível, divida-a mentalmente em pedaços menores e deia a si mesma a opção de parar no final de cada um. No entanto, quando chegar a uma dessas pequenas metas, incentive-se a seguir em frente rumo à próxima meta em vez de desistir.

 

• Em vez de se concentrar nas razões porque não quer fazer exercício, concentre-se em como você se sente bem quando termina um treino.