Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Eiko Ishioka, quem foi e porque é que a google lhe dedica um doodle no seu aniversário 79.

Eiko Ishioka é reconhecida a nível mundial como uma mulher que lutou por se destacar.

Eiko Ishioka ganhou um Óscar, um Grammy e duas indicações para o prémio Tony dando ênfase ao seu trabalho. Destacou-se no seu trabalho de forma singular, com anúncios impressos e capas de álbuns para figurinos do cinema, teatro ou dos Jogos Olímpicos, Eiko Ishioka tornou-se numa icônica designer de origem japonesa. Durante a sua vida fez um pouco de tudo, muitas vezes de forma absolutamente original.

 

Eiko Ishioka nasceu no ano 1938 em Tóquio e cresceu na mesma cidade, vindo a optar por uma carreira profissional de design gráfico num momento em que quase não existiam mulheres nessa indústria. Apesar de enfrentar imendos desafios, Ishioka ultrapassou diversas fronteiras sociais usando a sua veia artistica e o seu instinto de criatividade. Os seus primeiros trabalhos feitos com anúncios impressos já predominavam e já se destacavam traços daquilo que mais tarde vieram a definir o seu design de fantasia muito apreciado, nomeadamente o tom escuro ou negro, o surreal e consistentemente inesperado.

Eiko Ishioka

 

 

Eiko Ishioka veio a ganhar reconhecimento a nível mundial com os seus trabalhos que vieram a projetar figurinos para o filme vencedor de um Óscar Drácula, de Francis Ford Coppola, no ano 1992. Que veio a ser a capa ganhadora de um Grammy para o álbum Tutu de Miles Davis, e os jogos e figurinos do espetáculo da Broadway Madame Butterfly, que recebeu duas nomeações para prémios Tony. Outro feito a destacar desta artista, foi o fato de ter trabalhado em estreita colaboração com o diretor Tarsem Singh em vários dos seus filmes ao durante a sua carreira, incluindo a película Espelho, Espelho Meu de 2012.

quem foi Eiko Ishioka

 

No aniversário 79º de Eiko Ishioka é comemorado pela google com um doodle, destacando o magnifico trabalho desta artista durante a sua carreira.

Nao deixe de conhecer um pouco sobre quem foi Eiko Ishioka e sobre a forma notável como ela conseguiu destacar-se, apesar de na sua época as mulheres não terem nenhuma facilidade em sequer igualar os direitos dos homens no que respeita ao trabalho.