Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Gilbert Baker quem foi, e porque a google lhe dedica um doodle

Gilbert Baker ficou na história, mas muitas pessoas ainda perguntam quem é Gilbert Baker?

Gilbert Baker foi um artista norte-americano que ficou famoso porque criou a bandeira com um arco-íris que se veio a tornar no símbolo do orgulho gay.

Gilbert Baker nasceu no Kansas (zona central dos Estados Unidos) no ano de 1951. Ele esteve a servir cerca de 2 anos no exército. Ele morava em São Francisco numa altura de revelião em que o movimento pelos direitos dos homossexuais começava a ganhar verdadeira força.

 

Gilbert Baker

 

Um autodidata da costura, Gilbert Baker pus toda a sua criatividade e habilidade a trabalhar para a comunidade homossexual de São Francisco, fazendo faixas, bandeiras e banners para diversas marchas e protestos. No ano de 1978, Gilbert Baker usou sua habilidade para criar o novo símbolo para a comunidade LGBT para substituir o anterior que era um triângulo rosa, símbolo de opressão e devastação da classificação nazista de pessoas LGBT na Segunda Guerra Mundial. A simbolo escolhido foi um arco-íris que pretende ser uma forma de mostrar o oegulho gau de forma mais positiva e comemorativa.

Baker tornou-se famoso com a sua bandeira com oito cores para o dia da liberdade homossexual, essa iniciativa veio mais tarde a inspirar as marchas do "orgulho gay", que se instituíram por todo o mundo, usando a sua bandeira.

 

Gilbert Baker morreu a dormir aos 65 anos no dia 31 de Março de 2017 em New York, vitima de um problema cardiovascular.

Era amigo de longa data do ativista Cleve Jones, foi homenageado por milhões de pessoas em todo o mundo que queriam agradecer a sua luta pela liberdade de género. As redes sociais foram invadidas de mensagens quando foi conhecida a sua morte, muitas pessoas consideram uma pessoa que fazia falta na sociedade.

Os trabalhos de Gilbert Baker e os objetos históricos relacionados com ele estão expostos em diversos grandes museus e arquivos, sendo o principal e mais completo o de New York City.

Gilbert Baker ficará para a história e a google não quis deixar de o homenagear com um doodle no seu aniverário 66.