Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Massajar o couro cabeludo

Uma massagem na cabeça reduz a tensão do couro cabeludo, além de promover o crescimento saudável do cabelo. É ainda um tratamento relaxante e muito agradável que pode fazer a si mesma em casa.

 

Massagem do couro cabeludo

 

A massagem ajuda a manter um couro cabeludo saudável, pois traz mais sangue aos tecidos, o que aumenta o fornecimento de nutrientes e de oxigénio ao folículo capilar. Reduz igualmente a tensão do couro cabeludo – que pode contribuir para a queda de cabelo –, solta as células cutâneas mortas e ajuda a corrigir a hiper-secreção de sebo que torna o cabelo oleoso.

 

Pode fazer uma automassagem ao couro cabeludo em casa. Use azeite morno se o couro cabeludo for seco ou o sentir repuxado. Se tiver o cabelo oleoso, experimente partes iguais de hamamélida e água mineral. Para um cabelo normal, use partes iguais de água mineral e água de rosas.

 

Comece a massagem por fazer rotações suaves do couro cabeludo usando as pontas dos dedos. Comece pela testa, desloque-se para os lados e continue pelo alto da cabeça até à nuca. Seguidamente coloque os seus dedos com firmeza sobre o couro cabeludo, sem contudo exercer demasiada pressão. Aproxime e afaste os dedos através do cabelo, num movimento de amassar, sem os levantar ou deslocar. Quando tiver massajado aproximadamente um minuto, continue até que toda a cabeça e parte superior do pescoço tenham sido tratados.