Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Minerais essenciais para uma boa saúde

Tal como as vitaminas, uma grande variedade de minerais é essencial para uma boa saúde, para o crescimento e funcionamento do organismo. Alguns, como o cálcio e o ferro, são necessários em grandes quantidades, e para algumas pessoas, existe um risco real de deficiência se não seguirem uma dieta saudável.

 

Alimentos ricos em minerais

 

Cálcio: Um fornecimento regular de cálcio é essencial, porque o tecido ósseo está constantemente a ser renovado. Uma dieta rica em cálcio é particularmente importante durante a adolescência, gravidez, amamentação, menopausa e para os mais velhos. Fumar, falta de exercício, excesso de álcool, consumo excessivo de proteínas e de sal, tudo isto promove a perda de cálcio.

 

Ferro: Só uma fração do ferro contido nos alimentos é absorvida, embora seja absorvido mais depressa da carne vermelha do que de fontes vegetais. A vitamina C também ajuda na absorção. Mulheres grávidas, mulheres que têm menstruações muito abundantes e os vegetarianos devem ser particularmente cuidadosos em garantir uma dose adequada.

 

Oligoelementos: Estes incluem outros minerais essenciais, como o zinco, iodo, magnésio e potássio que, embora importantes, só são necessários em pequeníssimas quantidades. São encontrados numa vasta variedade de alimentos, e a sua carência é muito rara.