Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

O Google Doodle sobre o Ano Novo Lunar

Com alimentos tradicionais, lanternas incandescentes e lotes de vermelho, o doodle deste sábado, dia 28 de janeiro, congratula-se com o ano do galo.

 

Ano Novo Lunar

 

Um tempo de celebração com a família e amigos, o Ano Novo Lunar cai na primeira lua nova entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro de cada ano. Apesar de isso significar que a data está sempre a mudar, as tradições que cercam o feriado têm sido as mesmas. Nos Estados Unidos da América, as comunidades asiático-americanas organizam festivais em todo o país — o mais antigo e maior dos quais em Chinatown, em São Francisco.

 

Nesses eventos, a decoração vermelha e os envelopes abundam, enquanto leão dançarinos, bonecos gigantes e fogos de artifício enchem as ruas. A lenda diz que muitas dessas tradições têm como objetivo afastar o Nian, uma besta mítica que costumava atacar antigamente uma vila em cada dia de Ano Novo Lunar. Com a ajuda de um velho misterioso, os aldeões logo aprenderam que a criatura tinha medo da cor vermelha, bem como de ruídos altos — e assim as festividades começaram. Embora o Nian nunca mais tenha voltado, felizmente as celebrações continuaram.

 

Muita saúde, felicidade e boa sorte para o novo ano chinês!