Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Nave Cassini viaja entre Saturno e seus anéis

A Google dedica esta quarta-feira, dia 26 de abril, um doodle à nave espacial Cassini, no momento em que ela se prepara para o seu grande final! A nave passa este dia 26 entre Saturno e os seus anéis, numa série de movimentos que durarão alguns meses e que terminarão com o mergulho da Cassini na atmosfera de Saturno.

 

 

Saturno, prepare-se para o grande final! Esta quarta-feira, dia 26 de abril, a nave espacial Cassini começa uma série de passagens entre Saturno e os seus anéis. Essas acrobacias cósmicas fazem parte do dramático "Grande Final" da Cassini, um conjunto de órbitas que oferecem aos terráqueos uma visão sem precedentes do segundo maior planeta do nosso Sistema Solar.

 

Nave espacial Cassini

 

Ao mergulhar nesta fascinante fronteira, a Cassini ajudará os cientistas a aprender mais sobre as origens, massa e idade dos anéis de Saturno, bem como os mistérios do interior do gigante de gás. E naturalmente haverá adições à já fascinante galeria de fotografias tiradas pela Cassini.

 

Esta nave espacial recentemente revelou alguns segredos da lua gelada de Saturno Encélado – incluindo condições favoráveis à vida! Quem sabe que maravilhas esta nave exploradora descobrirá no capítulo final da sua missão?

 

Encélado

Jatos de vapor de água com centenas de quilómetros de altura são expelidos da lua Encélado para o espaço. Debaixo da sua superfície gelada, Encélado esconde um oceano mais profundo do que qualquer oceano da Terra, com todos os ingredientes necessários para albergar vida. Será que existe vida marinha nesta pequena lua de Saturno? Os cientistas acreditam que sim.

 

A Cassini é um empreendimento conjunto da NASA, da Agência Espacial Européia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI). A nave espacial começou a sua viagem espacial de milhares de milhões de quilómetros há 20 anos e tem estado junto do planeta Saturno desde 2004.

 

No mês de setembro deste ano, a Cassini vai dizer adeus e tornar-se parte de Saturno quando cair através da atmosfera do planeta. Mas primeiro, ainda tem alguns passeios espaciais espetaculares para fazer!