Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

O que evita que uma glândula normal segregue uma hormona em demasia?

A quantidade de cada hormona que circula no sangue é habitualmente a quantidade exatamente necessária para cada dado momento, pois a sua produção aumenta ou diminui conforme as exigências do organismo. Como é possível? A resposta está nos «mecanismos de feedback» (sistemas de retrocontrole), que regulam a produção hormonal através do fornecimento às glândulas endócrinas de informações acerca das necessidades pontuais do organismo.

 

Glândulas endócrinas

 

Num sistema de retrocontrole negativo, a presença no sangue de uma quantidade excessiva de certa hormona ou de outra substância inibe a produção dessa hormona. Quando, por exemplo, grandes quantidades de cálcio circulam no sangue, a sua presença leva a que as glândulas paratiroideias segreguem menos hormonas paratiroideias. Quantidades demasiadas de certas outras hormonas no sangue retardam ou detêm, por momentos, a sua própria secreção.

 

Num sistema de retrocontrole positivo, a presença de uma hormona estimula, em vez de inibir, a produção hormonal. São necessárias pequenas quantidades de estrogéneos no sangue para estimular uma hormona que, por sua vez, vai permitir a produção de um ovo (ovulação).