Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

O que são as clínicas da dor

Podemos sentir-nos muito mal quando sofremos uma dor aguda, mas pelo menos sabemos que não durará para sempre e que o médico consegue habitualmente eliminá-la, bem como a causa subjacente. As dores crónicas (que podem afetar qualquer parte do corpo) são diferentes. A sua origem é incerta; a dor persiste por meses ou anos apesar dos esforços para a aliviar, e os seus efeitos físicos e emocionais perturbam a vida de milhões de pacientes e suas famílias. Para tratar estes casos, criaram-se clínicas da dor em vários países do mundo.

 

Dor

 

As melhores, frequentemente ligadas a hospitais e instituições de investigação, empregam os serviços de diversos especialistas, incluindo neurologistas, ortopedistas, fisioterapeutas e psiquiatras. Embora os médicos destas clínicas receitem frequentemente medicamentos analgésicos, a ênfase recai sobre outros tipos de tratamento, pois muitos pacientes construíram eles próprios os seus males físicos e psíquicos ao tomarem, no passado, medicamentos em excesso.

 

Entre as técnicas usadas pelos especialistas da dor, encontram-se a hipnose, o relaxamento e a psicoterapia. Podem igualmente receitar a TENS (through-the-skin electrical nerve stimulation — estimulação nervosa elétrica através da pele), tratamento que emprega geradores operados por pilhas aplicados à área dorida e controlados pelo paciente. Um processo idêntico é a estimulação do cérebro através de eléctrodos nele implantados e ativados pelo doente por meio de um transmissor manual.