Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Obstáculos na mudança de carreira e dicas para os superar

É sempre um desafio considerar uma mudança enorme na sua vida como mudar de carreira, e pode haver muitas razões pelas quais você acha que não é possível. Aqui estão alguns obstáculos comuns com dicas sobre como superá-los:

 

- Dá muito trabalho mudar de carreira. Por onde começo? Mudar de carreira exige um investimento de tempo substancial. No entanto, lembre-se que não tem de acontecer tudo de uma vez. Se você se sentar e traçar um plano de ataque e dividir tarefas maiores em outras menores, é muito mais fácil do que pensa. E se a recompensa for uma carreira mais feliz e bem sucedida, vale a pena.

 

Carreira

 

- Estou demasiado velha para mudar de carreira. Tenho de ficar onde estou. Se você tem a mesma profissão há muitos anos, pode sentir que já colocou demasiado tempo e esforço na sua carreira atual para mudar agora. Ou pode estar preocupada com a reforma. No entanto, quanto mais trabalhou, mais provável será você ter habilidades que permitam que mude para uma nova carreira.

 

- Não tenho habilidades suficientes para considerar mudar de carreira. Você pode não estar consciente das habilidades que tem ou pode ser que tenha uma baixa auto-estima, e por causa disso subestimar o seu potencial sucesso. De qualquer maneira, provavelmente tem mais habilidades do que pensa. Considere as habilidades que aprendeu não só a partir do seu trabalho, mas também de passatempos, voluntariado ou outras experiências de vida. E ganhar habilidades também não é um desafio muito difícil. Você pode ter aulas nos tempos livres, por exemplo, sem abandonar o seu emprego atual.

 

- Nesta economia, eu tenho sorte de ter um emprego. Por isso, não quero arriscar. Nos tempos que correm, pode achar que é um risco muito grande considerar mudar de carreira. No entanto, se você estiver infeliz com o seu trabalho atual, fazer uma pesquisa sobre outras opções só irá beneficiá-la mais tarde. Pode descobrir uma carreira com uma perspetiva de longo prazo mais estável do que a sua carreira atual, por exemplo. E não precisa de abandonar o seu trabalho atual até que esteja confiante numa mudança de carreira bem sucedida.