Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Os 10 melhores produtos para a pele

Antes de conseguir identificar o melhor programa para si e de dispensar cuidados especiais à sua pele, é preciso que compreenda o que os principais produtos de beleza podem fazer.

 

Produtos para a pele

 

Os tratamentos-chave

 

A partir da limpeza básica com água e sabão, os produtos de beleza evoluíram para uma gama sofisticada.

 

Facial washes

 

Este líquido destina-se a ser aplicado com água, fazendo espuma, para dissolver a sujidade, as impurezas e a maquilhagem da superfície da pele.

 

Barras de limpeza

 

O sabonete comum é demasiado seco para a maior parte das peles. Contudo, atualmente pode recorrer-se a estas barras especiais que limparão a pele sem comprometer a sua hidratação. São refrescantes para as peles mais oleosas e ajudam a manter os poros desobstruídos e a evitar as borbulhas e os pontos negros.

 

Leites de limpeza

 

São um excelente meio de limpar as peles mais secas. Possuem geralmente uma consistência leve e fluida que os torna fáceis de espalhar na pele. Contêm óleos para dissolver a sujidade superficial e a maquilhagem, de modo a poder retirá-las facilmente com um pedaço de algodão. Utilize um algodão húmido se preferir um acabamento mais fresco.

 

Tónicos e adstringentes

 

Destinados a refrescar a sua pele, evaporam-se facilmente após terem sido aplicados na pele com um algodão. Podem também remover o excesso de gordura das camadas superficiais da pele.

 

O termo "adstringente" que aparece no rótulo significa que possuem um elevado teor alcoólico e que apenas são adequados às peles oleosas. Os termos "tónico" e "tonificante" significam que são bons para peles normais e mistas, já que são mais suaves.

 

Quem tem a pele seca e sensível deve, em geral, evitar estes produtos, uma vez que a podem secar demasiado. Em suma, se o produto lhe arde na pele, passe para uma fórmula mais suave ou torne-a mais fraca juntando-lhe algumas gotas de água destilada (disponível nas farmácias).

 

Hidratantes

 

A função-chave de um hidratante é formar uma película protetora à superfície da pele e evitar a perda de humidade das camadas superficiais. Isto torna a pele mais suave e macia. Geralmente, quanto mais seca for a sua pele, mais espesso deve ser o hidratante escolhido. Todos os tipos de pele precisam de um hidratante.

 

Os hidratantes contêm também um grande número de outros ingredientes destinados a tratar a sua pele. Aqueles que mais vale a pena procurar são os filtros UV; com eles, o seu hidratante protegerá a sua pele durante todo o ano do envelhecimento e dos raios solares escaldantes.

 

Desmaquilhantes para os olhos

 

Os produtos de limpeza facial comuns não são em geral suficientes para remover a teimosa maquilhagem dos olhos, razão pela qual estes produtos são tão úteis. Se usar um rímel à prova de água, certifique-se de que o produto que usa para o remover é adequado.

 

Tratamentos especiais

 

Além da gama básica de produtos para a pele, ainda pode acrescentar mais alguns.

 

Máscaras faciais

 

São tratamentos intensivos destinados a limpar a pele em profundidade ou a aumentar intensamente os seus níveis de hidratação.

 

Esfoliantes faciais

 

Este tipo de creme e/ou gel contém centenas de minúsculas partículas abrasivas que, ao serem massajadas sobre a pele húmida, removem as células mortas superficiais pondo a descoberto as células vivas que estão por baixo.

 

Cremes para o contorno dos olhos

 

A pele delicada que rodeia os olhos é geralmente a primeira a exibir os sinais do envelhecimento. Os cremes para o contorno dos olhos, em gel ou em creme, contêm ingredientes especiais destinados a suavizar as pequenas rugas e manter a pele macia. Podem também ajudar a reduzir o inchaço e as olheiras.

 

Cremes de noite

 

São cremes intensivos, destinados a dar um cuidado adicional à sua pele enquanto dorme. Podem ter uma consistência mais espessa porque não há necessidade de aplicar maquilhagem sobre eles.