Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Os benefícios do voluntariado

Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Os voluntários são muitas vezes a cola que mantém uma comunidade unida. O voluntariado permite que você se ligue à sua comunidade para a tornar um lugar melhor. Mesmo ajudar nas mais pequenas tarefas pode fazer uma diferença enorme na vida das pessoas, animais e organizações que necessitam. E o voluntariado também dá muito, pois pode beneficiar a si e à sua família, tanto quanto a causa que escolher para ajudar. Dedicar o seu tempo como voluntária também ajuda a fazer novos amigos e a aumentar as suas habilidades sociais, entre outros muitos benefícios.

 

Voluntariado

 

O voluntariado ajuda a fazer novos amigos

 

Uma das melhores maneiras de fazer novos amigos e fortalecer as relações existentes é comprometer-se com uma atividade. O voluntariado é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas, especialmente se você for demasiado inexperiente numa determinada área. O voluntariado também fortalece os laços com a comunidade e amplia a sua rede de apoio, expondo-lhe a pessoas com interesses comuns e oferecendo-lhe atividades divertidas e gratificantes.

 

O voluntariado aumenta as suas habilidades sociais

 

Enquanto alguns são naturalmente extrovertidos, outros são tímidos e têm dificuldade em conhecer novas pessoas. O voluntariado dá-lhe a oportunidade de praticar e desenvolver as suas habilidades sociais, uma vez que através dele você encontra-se regularmente com um grupo de pessoas com interesses comuns. Quando se habituar a isso, torna-se mais fácil sair de casa e fazer novos amigos.

 

O voluntariado ajuda você a ficar fisicamente saudável

 

A atividade física envolvida em certas formas de voluntariado - como projetos ambientais em parques, reservas naturais ou praias - pode ser bom para a sua saúde independentemente da idade que tenha, mas é especialmente benéfico em pessoas mais velhas. Alguns estudos descobriram que os idosos que regularmente fazem voluntariado têm uma taxa de mortalidade mais baixa do que aqueles que não o fazem.