Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Primeiro dia Primavera 2017

Hoje, 20 de março, é o primeiro dia da primavera de 2017. O equinócio — quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração — ocorre às 10h29 da manhã. A palavra «equinócio» vem do latim para «igual» e «noite». Quase em todo o mundo hoje, tanto a noite como o dia duram 12 horas.

 

Equinócios e solstícios

 

Usamos o equinócio para marcar a mudança de estações, como o equilíbrio de luz muda para aumentar os dias ou as noites. Geralmente significa que é hora de caçar para as estações mais frias, ou tempo para subir e brilhar para aquelas mais quentes. Você também pode notar que no equinócio o sol nasce diretamente no leste e se fixa diretamente no oeste, enquanto que em outras épocas do ano ele aparece fora do centro se estiver a olhar para essas direções.

 

Sinais do equinócio da primavera

 

Equinócio da primavera

 

Esqueça o calendário por um momento e pense apenas na luz do dia. Em termos de luz do dia, o conhecimento de que a primavera está aqui — e o verão está a chegar — está em toda parte.

 

Observe o arco do Sol através do céu a cada dia. Vai perceber que está a mudar-se para o norte. Respondendo à mudança na luz do dia, pássaros e borboletas também estão a migrar de volta para o norte, seguindo o caminho do Sol.

 

Os dias mais longos trazem com eles um tempo mais quente, e por isso as pessoas estão a deixar os seus casacos de inverno em casa. As árvores estão a brotar e as plantas estão a começar um novo ciclo de crescimento. Em muitos lugares, as flores da primavera estão a começar a florescer.