Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi a Gata Tama e porque a Google lhe dedica um doodle

O doodle deste sábado, dia 29 de abril, assinala o 18º aniversário do nascimento da gata Tama, que era a chefe da estação Kishi em Kinokawa, no Japão. Sim, isso mesmo, uma gata era a chefe de estação e diretora de operações de uma estação ferroviária! Felizmente, a Tama servia mais como uma celebridade da estação e não chegava a dar ordens executivas nem tomava decisões... A gata nasceu no dia 29 de abril de 1999 e morreu em 25 de junho de 2015.

 

Gata Tama

 

Por muitos anos, a estação ferroviária em Kinokawa tinha muito pouco movimento de passageiros, fazendo com que os funcionários quase a fechassem em 2004. Mas em 2007, os japoneses tiveram a ideia de nomear a gato de Chita, chefe da estação na altura, para suceder no cargo ao seu dono.

 

Gata Tama

 

Tama, a nova celebridade local, atraiu multidões de viajantes para vê-la no seu escritório, onde ela às vezes usava um gorro oficial de tamanho de gato. Essa decisão bizarra dos funcionários acabou por salvar a estação do encerramento e ainda contribuiu muitíssimo para desenvolver a economia local.

 

Comboio Tama

 

Mais de 3 mil pessoas foram ao funeral da amada gata, que continua a ser celebrada pelos japoneses. É que não é todos os dias que um animal tem um cargo tão importante como ser chefe de estação!...

 

Funeral da Gata Tama

 

Embora Tama tenha falecido em 2015, um novo gatinho chamado Nitama (ou "Tama o segundo") mantém a estação popular e os passageiros a pedir para tirar selfies com o gatinho constantemente.

 

Nitama

 

Feliz aniversário ao primeiro chefe de estação felino do mundo!