Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Amalia Hernández Navarro!

Amalia Hernandez nasceu a 19 de Setembro de 1917, vindo a tornar-se uma referência na dança.

Amalia Hernandez desde criança desenvolveu uma enorme paixão pela dança. Ela veio a tornar-se coreógrafa no Instituto Nacional de Belas Artes, onde ensinou dança moderna.

Posteriomente voltou-se para as danças tradicionais mexicanas. Hernandez foi autora de diversas combinações de danças tradicionais com outros movimentos coreografados vindo a ser uma das impulsionadoras de um estilo de dança totalmente novo conhecido como baile folclórico.

O pai era um homem de negócios ligado aos interesses político e militar e foi à mãe que Amalia foi buscar o interesse pelas artes, em especial a música e o canto. 

Amalia Hernánde

 

No ano de 1952, Amalia Hernandez fundou o Balé Folclórico do México. Começando com apenas oito dançarinos, a equipa cresceu para mais de trezentos em poucos anos. A empresa atuou na televisão pela primeira vez em 1954, e dado o enorme sucesso dessa transmissão televisiva passaram a atuar na TV semanalmente. Essa incrível ascensão permitiu que o grupo de Amalia viajasse para a América do Norte e até representasse o México nos Jogos Pan-Americanos em 1959.

 

Amalia Hernandez com 17 anos, foi para a Escola Nacional de Dança, dirigida por Nellie Campobello, com quem posteriormente se incompatibilizou.

 

O Balé Folclórico do México ainda atua atualmente. Desde a sua criação, o grupo dançou para mais de 22 milhões de pessoas. Hernandez continuou envolvida com a empresa até à sua morte em 2000, trabalhando ao lado das suas filhas e netas.

O Ballet Folclórico do México tornou-se famoso mundialmente ao representar o país nos Jogos Pan Americanos de 1959, em Illinois (EUA).

 

Desde 1960 que o Ballet Folclórico do México atua nas noites de domingo e quarta-feira no Palácio das Belas Artes, na cidade do México.

 

A google quis comemorar o aniversário 100 de Amalia Hernández Navarro com um doodle no dia de hoje.