Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Clare Hollingworth e porque a Google lhe faz uma homenagem

Clare Hollingworth foi uma prestigiada jornalista e autora de origem inglesa.

Clare Hollingworth é considerada ainda hoje a primeira correspondente de guerra a relatar o início da Segunda Guerra Mundial, descrito como "o exclusivo do século". Como jornalista do The Daily Telegraph em 1939, enquanto viajava da Polónia para a Alemanha, viu e relatou forças alemãs reunidas na fronteira polonesa; três dias depois, ela foi a primeira a informar o mundo sobre a invasão alemã da Polónia.

Clare Hollingworth

Somente uma semana após fazer parte do jornal The Telegraph, Clare mostrou ao mundo por que ela foi chamada de "a pioneira dos correspondentes de guerra". Aventurando-se sozinha pela fronteira Alemanha-Polónia, ela foi a primeira a documentar o início da Segunda Guerra Mundial, revelando um grande número de tropas alemãs que se preparavam para invadir a Polónia.

 

Hollingworth costumava dizer que ela era mais feliz quando percorria o mundo, viajando rapidamente e pronta para o perigo. Este espírito levou-a a ter muitos exclusivos, desde o trabalho com refugiados judeus na Polónia, passando pela cobertura das guerras civis grega e argelina, a ser a primeira pessoa a entrevistar Mohammed Reza Pahlavi, o xá do Irão.

 

Embora grande parte dos seus primeiros trabalhos não tenha sido oficialmente atribuídos a ela, a experiência de Hollingworth e o trajeto da sua carreira levaram-na a ganhar o Prémio Mulher Jornalista do Ano, o Prémio James Cameron para o Jornalismo e um prémio de realização de vida da instituição O Que os Jornais Dizem.

aniversário Clare Hollingworth

 

 

Clare Hollingworth foi testemunha de muitos horrores da guerra no Vietnã, Argélia, Oriente Médio, Índia e Paquistão, bem como a Revolução Cultural, na China. No entanto, é mais lembrada por ter dado o furo do início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, quando estava havia apenas uma semana trabalhando no Daily Telegraph.

 

No dia 1 de setembro de 1939, Hollingworth telefonou para a embaixada britânica em Varsóvia para contar que a guerra havia começado, depois que o ruído dos aviões e tanques nazistas a despertaram em Katowice, uma cidade polonesa perto da fronteira com a Alemanha. Como não acreditaram nela, a veterana repórter disse que colocou o telefone do lado de fora da janela para que eles mesmos escutassem o som do avanço alemão.

 

Doodle de hoje vem assinalar o 106º aniversário de Clare Hollingworth. A Google resolveu prestar esta homenagem à jornalista inglesa devido aos seus importantes contributos na cobertura da Segunda Guerra Mundial.