Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Fazlur Rahman Khan e porque a Google lhe dedica um doodle

Fazlur Rahman Khan (3 de abril de 1929 – 27 de março de 1982) foi um engenheiro civil norte-americano, nascido no Bangladesh, conhecido pelas suas inovações na construção de arranha-céus.

 

Fazlur Rahman Khan

 

Depois de obter um diploma em engenharia pela Universidade de Dacca, em 1950, Khan trabalhou como engenheiro para o Departamento de Estradas da Índia e deu aulas na mesma universidade onde se formou. Qualificando-se para uma bolsa em 1952, matriculou-se na Universidade de Illinois, onde recebeu o mestrado em mecânica aplicada e engenharia estrutural e um doutoramento nesta última disciplina.

 

Viajou depois para o Paquistão, onde ganhou uma importante posição como engenheiro executivo da Karachi Development Authority. Frustrado pelas burocracias administrativas que o impediam de trabalhar no design, voltou aos Estados Unidos e uniu-se à prestigiosa firma de arquitetura Owings & Merrill, em Chicago em 1955, tornando-se um parceiro da mesma em 1966. Um ano depois, naturalizou-se como um cidadão norte-americano.

 

Os muitos projetos de arranha-céus de Fazlur Rahman Khan incluem o Centro John Hancock de Chicago (1970) e a Torre Sears – agora Willis – (1973), que estão entre os edifícios mais altos do mundo.

 

A Torre Sears foi o seu primeiro arranha-céus onde empregou o sistema estrutural de "tubo empacotado", que consiste num grupo de cilindros estreitos de aço que são agrupados para formar uma coluna mais espessa. Este sistema inovador minimizou a quantidade de aço necessária para as torres altas, eliminou os pontos de vento internos (as colunas de perímetro suportam o peso da força do vento) e permitiu uma organização mais livre do espaço interior.

 

Torre Sears

 

Os projetos posteriores de Khan incluem o impressionante e original Terminal Haj do Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz (1976-81) em Jiddah, Arábia Saudita, e a Universidade Rei Abdul Aziz (1977-78), também em Jiddah.

 

Google Doodle

 

Esta segunda-feira, dia 3 de abril, a Google assinala com um doodle o 88º aniversário do nascimento de Fazlur Rahman Khan.

 

Fazlur Rahman Khan

 

O facto de Khan ter incorporado muita arte e paixão nos seus projetos de engenharia civil, fez com que a Google lhe prestasse esta homenagem no dia em que o engenheiro nascido no Bangladesh faria 88 anos de idade, caso ainda fosse vivo.