Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Ferdinand Monoyer e porque a Google lhe dedica um doodle

Ferdinand Monoyer foi uma pessoa muito importante para o mundo ser como é hoje. A google criou um doodle para comemorar os 181 aniversário de Ferdinand Monoyer que foi o homem que tornou possível medir a agudeza visual dos seres humanos.

Ferdinand Monoyer VillaMonoyer.jpg

No dia 9 de mayo de 1836 nasceu en Lyon Ferdinand Monoyer, o famoso oftalmólogo francês que passou à história como o homem que introduziu a dioptría en 1872. Monoyer, que estaría celebrando o seu 181 aniversário estes días, también foi o precurssor da tabela de optotipos para medir a agudeza visual.

 

Ferdinand Monoyer, era filho de um médico militar francês, que se licenciou e passou a ser professor de Física Médica na Faculdade da Universidade de Estrasburgo desde 1871. Un ano despois o seu nome estaría ligado para sempre à história da medicina.

 

O médico publicou na revista francesa um trabalho seu com o título: "Sur l’introduction du système métrique dans le numérotage des verres de lunettes et sur le choix d’une unité de réfraction." Essa investigação propunha pela primeira vez aplicar o significado “dioptría” à unidade de potência de una lente (expressada como a inversa de distancia focal em metros). Em 1975, tres anos mais tarde, desde Congreso de Oftalmología de Bruxelas davam luz verde para adoptar a dioptría como unidade internacional de refracção em óptica média. Que é ainda nos dias de hoje a unidade que continua a ser usada.

 

Ferdinand Monoyer podería ter-se dedicado a não fazer nada mais, porém este génio da medicina também desenvolveu uma tabela que a maioria das pessoas reconhece e que é usada em qualquer consultório de oftalmologia. Ele foi quem inventou a tabela optotipos (tabela optométrica) com a qual podemos avaliar a nossa vista quando vamos ao médico. Com o tempo esta tabela foi denominadad como tabela de Monoyer.

Ferdinand Monoyer morreu aos 76 anos de idade em Lyon no dia 11 de julio de 1912. Com a sua morte o mundo perdeu um dos grandes ilustres da medicina. A sua inventiva teve lugar no século XIX, mas a sua obra segue vigente no novo milénio.

A google não quis deixar passar a data do 181 aniversário de Ferdinand Monoyer sem lhe atribuír um doodle.