Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Marie Harel e porque a Google lhe dedica um doodle

Se não fosse por Marie Harel, nascida em 28 de abril de 1761, o queijo brie talvez não tivesse uma estrutura tão maravilhosamente pegajosa. Harel, que é creditada como a criadora do primeiro camembert em 1791, é dito ter encontrado a ideia para o queijo na mansão da Normandia, onde ela trabalhou como empregada. Segundo a lenda, um padre (supostamente da região de Brie) abrigou-se em Beaumoncel, perto de Vimoutiers, durante a Revolução Francesa, e ele partilhou com ela o seu segredo para fazer o agora famoso queijo macio-centrado. Harel acrescentou a sua própria assinatura, empacotando o queijo nas suas icónicas caixas de madeira.

 

Marie Harel

 

Como o brie, o queijo camembert é feito de leite de vaca cru, mas sem creme. O queijo é amarelo, com um aroma terroso, gosto cremoso e uma casca branca comestível. Hoje, apenas o camembert feito de leite não pasteurizado recebe a designação Camembert de Normandie. A vila de Vimoutiers, casa do Museu Camembert, ostenta uma estátua de uma vaca – assim como uma de Harel, que fez uma contribuição tão deliciosa para a cultura do queijo francês.

 

Camembert

 

O doodle da Google comemora o 256º aniversário de Marie Harel com um slideshow que ilustra como o camembert é feito, passo a passo. É desenhado num estilo encantador e nostálgico, reminiscente de artistas dos cartazes franceses do início do século XX, como Hervé Morvan e Raymond Savignac.

 

Marie Harel

 

Bom apetite!