Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Olga Skorokhodova e porque a google lhe dedica um doodle

Olga Skorokhodova foi uma escritora ucraniana surdocega, que se destacou e foi homenageada pela google com um doodle porque conseguiu feitos inéditos na sua vida.

Olga Ivanovna Skorokhodova nasceu no Sul da Ucrânia e com grande infelicidade com apenas cinco anos contraiu meningite. Por esse motivo ela acabou por ficar surda, cega e paralítica. Com muito esforço e dedicação, ela conseguiu voltar a andar usando uma muleta que, por vezes, usava como bengala.

Olga Skorokhodov

 

Aos onze anos Olga Skorokhodova começou a ser educada por um professor chamado Ivan Sokolyanski. Sempre com muita força ela conseguiu doutorar-se em Psicologia e Ciências Pedagógicas. Mais tarde veio a trabalhar no Instituto de Defectologia da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS e no Colégio Zagorsk.

 

Olga Skorokhodova gostava muito de conviver com pessoas cultas, ela trocava correspondência com várias pessoas de nível cultural elevado e conservou algumas cartas que lhe escreveram várias dessas pessoas distintas. Por entre essas cartas, destaca-se uma, datada de 3/1/1933, e assinada pelo conhecido escritor Gorki: "Querida Olga, sua vida para mim é simplesmente um milagre; um desses maravilhosos vetores de luz tanto do nosso trabalho como de todo espírito elevado."

 

No decorrer da sua vida, Olga Ivanovna Skorokhodov publicou diversas obras, muitas delas traduzidas para várias línguas. No seu livro "Como percebo e imagino o mundo que me cerca", descreveu com detalhe as suas impressões sobre a natureza e a vida quotidiana: "Sinto que uma vida intensa se desenvolve ao meu redor e anseio participar dela como todos os seres humanos."

 

Olga Skorokhodova acabou por dedicar a sua vida a documentar cuidadosamente como os surdos e cegos percebem o mundo ao seu redor, dando a conhecer ao resto do mundo esse conhecimento importante.

Faleceu aos 73 anos mas deixou um legado que perdurará por muitos mais anos e ficará na memória de todos uma mulher que mudou a vida de muitas pessoas e que nunca desistiu.