Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Richard Oakes e porque a google dedica um doodle comemorativo

Richard Oakes marcou a história da América e a google não quis deixar sem marcar aquele que seria o seu 75 aniversário sem lhe dedicar um doodle comemorativo. Durante as décadas de 60 e 70, Richard Oakes dedicou a sua vida na defesa dos direitos dos índios americanos. Trata-se de uma pessoa genuína que se tornou activista e lutou de forma pacifica pela liberdade, pela justiça, e pelos direitos dos indios americanos de contrololarem suas próprias terras.

Não confundir com o famoso Richard Oakes guitarrista, este caso estamos a falar de Richard Oakes activista.

Nacido a 22 de maio de 1942, Richard Oakes cresceu em Mohawk em Akwesasne e logo aos 18 anos ele foi viver para São Francisco e estudou na Universidade Estadual de San Francisco. Foi nessa universidade que comoçou a desempenhar um papel fundamental na criação daquele que foi na altura um dos primeiros programas de estudos indianos na América.

Richard Oakes

 

Oakes passou a ser um campeão para a justiça social em sua comunidade. O seu maior protesto e o mais reconhecido ocorreu no ano 1969 que duraria até 1971, quando Oakes liderou um grupo de ativistas que ocuparam a famosa Ilha de Alcatraz. O objetivo dele era criar uma comunidade, com uma universidade, um museu e um centro cultural, mas além disso queria que o governo reconhecesse os direitos dos índios americanos de reivindicar a suas terras. Também recrutou 80 estudantes de UCLA do centro indiano americano dos estudos.

Apesar da sua tentativa ele não conseguiu conquistar Alcatraz para o seu povo, contudo ele conseguiu chamar a atenção dos meios de comunicação causou um impacto substancial no tratamento dos índios americanos nos EUA a partir desa data. Ele também ajudou Pit River Tribe na sua dura e longa reivindicação de terras com quase 3 milhões de acres na zona norte da Califórnia.

O Doodle da google do dia 22 de Maio de 2017 pretende louvar e reconhecer a importantância de Richard Oakes na história da América do Norte.