Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Susan La Flesche Picotte e porque a google lhe dedica um doodle

Quem foi Susan La Flesche Picotte e que feitos conseguiu na sua vida? Susan La Flesche Picotte (1865-1915), foi a primeira mulher índia americana a obter um diploma de medicina.


google dedica hoje um doodle ao aniversário de uma mulher chamada Susan La Flesche Picotte que marcou a história Americana. Picotte cresceu em Nebraska na reserva de Omaha, desde cedo o seu pai lhe pediu que ela fosse lutar por "ser alguém no mundo". Ela ganhou força e procurou fazer a vontade ao seu pai, deixou a aldeia e migrou para o leste, vindo a frequentar o Women's Medical College of Pennsylvania, onde se formou, destacando-se de todos os restantes colegas da turma.

Apesar de receber inúmeras ofertas de emprego de prestígio, Susan La Flesche Picotte preferiu voltar à reserva onde nascera para fornecer os cuidados médicos que sua tribo muito necessitava - atendendo pacientes em 1.350 milhas quadradas a cavalo, não importando se faia bom tempo ou mau tempo, nada a impedia de fazer o seu trabalho.

Susan La Flesche Picotte

 



Susan La Flesche Picotte destacou-se por ter sido também uma defensora da saúde pública e reformadora social. Ela promoveu diversas práticas de higiene que salvaram muitas vidas, como a eliminação de copos comunitários e a instalação de portas de tela para evitar insetos portadores de doenças.

Contudo aquele que veio a ser considerado o seu feito mais notavel, foi em 1913, quando ela pessoalmente conseguiu fundos para construir um hospital moderno na sua cidade natal.

A notável carreira de Susan La Flesche Picotte como médica e promiovedora da saúde apenas roça a superfície de seu legado. Ela era muito mais do que uma médica da reserva - ela também era uma conselheira, confidente e símbolo de esperança para o Omaha.

Dado que Susan La Flesche Picotte foi uma mulher que ficou para a história pelos seus feitos altruistas, todos devemos louvar os seus atos e nao deixar cair no esquecimento.

Agora já sabe quem foi Susan La Flesche Picotte e conhece alguns dos seus feitos que ficaram na história!