Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Quem foi Theodor Kittelsen e porque a Google lhe dedica um doodle

Esta quinta-feira, 27 de abril, a Google dedica um doodle ao artista norueguês Theodor Kittelsen (1857-1914), no dia do 160º aniversário do seu nascimento.

 

Theodor Kittelsen

 

Um amante da Natureza com afinidade com os contos de fadas, o pintor Theodor Severin Kittelsen é um dos artistas mais apreciados da Noruega. Kittelsen nasceu em 27 de abril de 1857, na cidade costeira de Kragerø. Quando tinha 11 anos, tornou-se aprendiz de relojoaria, mas o seu talento para as artes captou a atenção de um benfeitor. Aos 17 anos, ele estava no caminho para se tornar um artista realizado, estudando em Christiania (agora Oslo), Munique e Paris antes de retornar à sua terra natal.

 

Theodor Kittelsen

 

A Noruega estava pronta para Kittelsen. O artista montou o seu estúdio perto de Prestfoss e o apelidou de "Lauvlia". Ele inspirou-se na beleza das paisagens naturais norueguesas, incluindo o Monte Andersnatten com vista para o Lago Soneren. Kittelsen criou pinturas cénicas num estilo descrito como neo-romântico e mesmo ingénuo. Ele também desenhou ilustrações de trolls e de animais – às vezes chocantes e assombrosas, às vezes caprichosas – para livros infantis, ganhando o apelido de "O Pai de Todos os Trolls." Em 1908, Theodor Kittelsen foi nomeado Cavaleiro da Ordem Real Norueguesa de Santo Olavo.

 

Theodor Kittelsen

 

Lauvlia é agora um museu privado que alberga o trabalho icónico de Kittelsen. Hoje honramos o seu 160º aniversário com um doodle que reflete o Lago Soneren que ele tanto amava, bem como algumas das suas criações mais góticas. Devido ao facto de se tratar de um artista muito pouco conhecido fora da Noruega, a Google resolveu prestar-lhe esta homenagem para o colocar no mapa mundial dos grandes artistas que muito contribuíram para a Cultura.