Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Saiba o que são as hormonas

Se alguém nos pedisse para nomear os dois principais sistemas de controle do corpo humano, certamente daríamos pelo menos metade da resposta: o sistema nervoso. Mas não seria estranho que omitíssemos a segunda metade: o sistema endócrino. Muitas pessoas mal ouviram falar das pequenas glândulas, de formas diversas, espalhadas pelo corpo e que constituem a parte principal do sistema endócrino. Os sistemas nervoso e endócrino atuam em interligação e ambos são vitais para a nossa saúde física e mental.

 

Hormonas

 

Ambos estes sistemas constituem grandes redes de comunicações. O sistema nervoso transmite as suas mensagens por meio de impulsos eletroquímicos que atingem rapidamente os músculos e as glândulas. O sistema endócrino utiliza mensageiros químicos, denominados hormonas, que são transportados no fluxo sanguíneo e podem atingir todas as células do organismo. O seu efeito pode ser rápido ou retardado.

 

As hormonas contribuem para manter um ambiente constante no interior do corpo, ajustando as quantidades de sal e água nos tecidos, de açúcar no sangue e de sal na transpiração, de acordo com as condições particulares do meio exterior. As hormonas provocam modificações a longo prazo, como o crescimento e a maturação sexual, e modificações rítmicas, como o ciclo menstrual. Desencadeiam reações imediatas do organismo sempre que a doença o atinge, sofre qualquer ferimento ou o cérebro se apercebe de um perigo. Têm ainda muito a ver com emoções fortes, como a ira ou o medo, a alegria ou o desespero.