Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Samuel Johnson, quem foi e porque a google lhe dedica um doodle!

Samuel Johnson foi um escritor e pensador inglês que ficou conhecido pelas suas notáveis contribuições à língua inglesa como poeta, ensaísta, moralista, biógrafo, crítico literário e lexicógrafo.

Samuel Johnson, também conhecido como Dr Johnson é homenageado no seu 308 aniversário pela google.

 

Samuel Johnson publicou o Johnson's: Um Dictionario da língua inglesa no ano 1755 após 9 anos de trabalho. Foi descrito como "uma das maiores realizações únicas da bolsa de estudos", e teve um enorme impacto no chamado inglês moderno. Com quase 18 centímetros de espessura! Johnson's foi o primeiro dicionário inglês a ser publicação do Oxford English Dictionary.

Samuel Johnson é considerado por muitos o "mais distinto homem de letras da história da Inglaterra", Johnson é a personagem da "mais reconhecida biografia do mundo da literatura", o trabalho Life of Samuel Johnson de James Boswell.

Samuel Johnson

 

Samuel Johnson era filho de um livreiro, acabou por ser obrigado a abandonar os estudos em Oxford por falta de recursos e passou a ganhar a vida como interprete e tradutor. Juntando algum dinheiro, fundou uma escola particular, mas fracassou nesse projecto.

 

Em 1737, acabou por ir para Londres com o seu aluno David Garrik, onde iniciou intensa atividade de crítico e jornalista. Em pouco tempo conquistou uma reputação que foi sempre em crescente.

A influência literária de Samuel Johnson teve uma evoluçao estrondosa, especialmente depois de criar no ano 1764 um clube literário com os  seus amigos Edward Gibbon, Joshua Reynolds, Oliver Goldsmith e Edmund Burke.

A esposa de Samuel Johnson faleceu em 1752 e, pouco depois, Francis Barber, ex-escravo da Jamaica, juntou-se à família de Johnson como servo. Ele morou com Johnson por mais de 30 anos, assim como a sua esposa e filhos, e veio a tornar-se o herdeiro de Johnson.

 

Em 1763, ele conheceu James Boswell, um jovem advogado escocês, cuja "Vida de Johnson" (publicada em 1791) fez muito para dar fama a Johnson. Em 1773, Johnson e Boswell fizeram uma turnê de 3 meses pelas Terras Altas da Escócia e as Hébridas. Ambos escreveram notas das suas viagens. Johnson passou um tempo considerável em Edimburgo na década de 1770. Fonte desta informação.

Samuel Johnson nasceu em Lichfield a 7 de Setembro de 1709 e faleceu em Londres a 13 de Dezembro de 1784. Hoje a google quis comemorar o seu aniversário com um doodle comemorativo.