Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Sir John Cornforth quem foi e porque a Google lhe dedicou um doodle

Sir John Cornforth foi uma personalidade muito prestigiada no seu tempo, ficou na história por diversos feitos que lhe são atribuídos e recebeu o Prémio Nobel da química.

Sir John Cornforth nasceu a 7 de setembro de 1917 na Austrália, porém veio a construir a sua carreira em Inglaterra. Uma particularidade a assinalar é que John Cornforth era surdo desde a adolescência, devido a otosclerose, mas isso não o impediu de conseguir atingir os seus objetivos de vida. Foi durante a infância que Sir John Cornforth começou a perder a audição e ficou completamente surdo cerca dos seus 20 anos de idade.

Isso tornou a sua vida muito mais díficil, ao ficar surdo era impossível para ele ouvir as palestras na Universidade de Sydney durante a sua formação.

A sua incapacidade auditiva não impediu Sir John Cornforth de se formar em química orgânica na Universidade de Sydney, onde conheceu aquela que veio a ser sua esposa Rita Harradence.

Sir John Cornforth

 

Em 1939, Sir John Cornforth e Rita Harradence ganharam bolsas de estudo para estudar em Oxford e casaram-se dois anos depois. Juntos, escreveram mais de 40 artigos científicos muito importantes.

Ambos foram para Oxford, onde vieram influenciar profundamente o estudo da penicilina durante a guerra. Sir John Cornforth recebeu o Nobel de Química no ano 1975, juntamente com Vladimir Prelog, que lhe foi atribuído divido ao trabalho que realizou na estereoquímica das reações de catálise das enzimas. Nesse estudo focaram-se nas enzimas que ativam as mudanças nos compostos orgânicos. As conclusões do estudo destes dois prestigiados quimicos vieram a abrirar portas para diversas descobertas, incluindo o desenvolvimento de farmacos que reduzem o colesterol.

Quanto John Cornforth recebeu uma parte do Prémio Nobel de Química, ao lado de Vladimir Prelog, no seu discurso de aceitação disse:

"Ao longo da minha carreira científica, minha a esposa tem sido a minha colaboradora mais constante. Sua habilidade experimental fez grandes contribuições para o trabalho; ela facilitou-me muito o trabalho e ajudou muito a superar as dificuldades de comunicação que me acompanham pela surdez; O seu incentivo e fortaleza foram o meu maior apoio."

 

Também em 1975, mudou-se para a Universidade de Sussex em Brighton como professor de investigação da Royal Society. Cornforth permaneceu lá como professor e foi ativo na pesquisa até bem perto da sua morte.

Sir John Cornforth chegou também a ser nomeado cavaleiro no ano 1977.

 

google quis homenagear Sir John Cornforth no seu aniversário 100º com um doodle muito apelativo, que pretende agradecer e não deixar esquecer esta pessoa importante na história da humanidade.