Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Técnicas de relaxamento para uma boa noite de sono

Um longo banho de imersão morno tem um efeito calmante sobre o corpo e pode ser potenciado através do uso de óleos aromáticos. Os óleos essenciais são concentrados, portanto só precisará de 5 a 10 gotas para uma banheira cheia (não mais do que 2 gotas para as crianças). Consulte o médico se estiver grávida.

 

Faça experiências até encontrar os óleos que funcionam consigo, mas os que se seguem são considerados os melhores para dormir:

 

Lavanda – ajuda na insónia, tensão e cansaço.

 

Sândalo – purifica, aquece e acalma.

 

Jasmim – equilibra, ajuda a aliviar o stress e o cansaço.

 

Tomar banho à luz de velas também torna a ocasião especial e mais relaxante.

 

Uma boa noite de sono

 

Os óleos também são eficazes se os usar de outras formas; por exemplo, massajando as plantas dos pés com duas gotas de óleo de lavanda ou de camomila antes de se deitar, já que ambos atuam como sedativos. Deite algumas gotas de óleo de lavanda na sua almofada, pois isso também ajuda a induzir o sono.

 

Evite as bebidas com cafeína, como o café e o chá, pelo menos uma hora antes de se deitar, pois é provável que o mantenham acordado. Em vez disso, beba algo como leite quente com mel, chá de camomila ou erva-cidreira (um bom reconstituinte para o sistema nervoso).

 

Já na cama, descontraia-se fisicamente, concentrando-se nas diferentes partes do corpo, dos pés à cabeça: "Relaxo os dedos dos pés, estão totalmente relaxados. Relaxo a barriga das pernas, estão totalmente relaxadas. Relaxo as coxas... relaxo as mãos... relaxo os maxilares... relaxo a cara..."

 

Em alternativa, contraia e descontraia cada grupo de músculos, começando pelos pés e subindo pelas barrigas das pernas, coxas, mãos, braços, nádegas, estômago, pescoço e rosto, dando separadamente atenção à boca, olhos, faces e sobrancelhas.