Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Theodor Kittelsen e os seus magníficos desenhos de trolls

Theodor Kittelsen (1857-1914) foi um artista norueguês. Ele é um dos artistas mais populares na Noruega. Kittelsen tornou-se famoso pelas suas pinturas da Natureza, bem como pelas suas ilustrações de contos de fadas e lendas, especialmente de trolls. Ninguém podia desenhar trolls como Kittelsen. Nisso todos os noruegueses concordam.

 

Theodor Kittelsen

 

Os trolls são criaturas do folclore escandinavo. No imaginário popular, os trolls são gigantes horríveis, como os ogros ou os goblins. Vivem nas florestas e nas montanhas, em cavernas ou grutas subterrâneas. Têm caudas, e são tidos como maus e também estúpidos, sendo facilmente enganados por mentes engenhosas.

 

Troll 1

 

Troll 2

 

Troll 3

 

Troll 4

 

A arte de Theodor Kittelsen foi inspirada pela sua grande paixão pelo mundo natural e foi influenciada pela tradição norueguesa dos contos de fadas. Para os antigos noruegueses, as criaturas míticas eram tão reais como as árvores ou os animais.

 

Para além dos seus muitos desenhos e pinturas do mundo dos trolls, Kittelsen também é famoso por uma série de desenhos góticos e sombrios que ilustram a peste negra, uma praga que aniquilou dois terços da população da Noruega em 1349, bem como no resto da Europa e em outras partes do mundo. No livro "A Peste Negra", o artista norueguês retrata a doença contagiosa como uma velha bruxa que viaja pela terra, espalhando a destruição e a morte.

 

Peste Negra

 

Mas, ao mesmo tempo, Theodor Kittelsen também criou as mais belas e emocionantes pinturas das paisagens naturais norueguesas, bem como ilustrações para livros infantis e até mesmo de cenas da Bíblia. Ele também escreveu os textos para muitos dos livros que ilustrou.

 

Theodor Kittelsen

 

Infelizmente, embora fosse amado pelo povo norueguês, as críticas de arte estabelecidas e os editores da altura não conseguiram apreciar completamente o seu trabalho. Kittelsen morreu famoso mas também na miséria, e somente após o seu falecimento foi concedido um salário ao artista pelo Estado, salário do qual usufruiu a viúva do "Pai dos Trolls", Inga Kristine, e os seus nove filhos.

 

Apesar de ser um dos pintores e ilustradores mais famosos e queridos da Noruega, Theodor Kittelsen é relativamente desconhecido fora do seu país. Esperamos que este pequeno artigo possa fazer a sua parte para ajudar a colocá-lo definitivamente no mapa mundial dos maiores artistas que já viveram!