Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gaia Ciência

Gaia Ciência

Tudo sobre a pele - epiderme, derme, funções e curiosidades

A pele é o mais vasto órgão do seu corpo, cobrindo toda a sua superfície. Qualquer mulher pode ter uma pele bonita, independentemente da sua idade, raça ou cor. O segredo é compreender como funciona a pele e saber como a tratar corretamente.

 

Pele

 

A sua pele é composta por duas camadas principais chamadas de epiderme e derme.

 

A epiderme

 

É a camada externa da pele e aquela que se pode ver. Protege o seu corpo da invasão e infecções e ajuda a reter a humidade. É formada por várias camadas de células vivas cobertas por várias camadas de células mortas. Está em constante renovação, sendo as células novas produzidas na sua base. Estas células morrem rapidamente e são empurradas para a superfície pela chegada das novas células. As células mortas descamam, o que significa que cada nova camada de pele é mais uma hipótese de possuir uma tez macia e luminosa.

 

As camadas mais profundas, de células vivas, são alimentadas pela irrigação sanguínea subjacente, enquanto as células mortas da superfície apenas necessitam de água para se manterem luzidias e macias.

 

A epiderme é responsável pela sua cor, uma vez que contém o pigmento da pele. A sua espessura varia de zona para zona. Por exemplo, é muito mais espessa nas plantas dos pés do que nas pálpebras.

 

A derme

 

A derme é a camada que fica sob a epiderme e é inteiramente composta por células vivas. Consiste em feixes de fibras resistentes que conferem elasticidade, firmeza e força à sua pele. Existem ainda vasos sanguíneos que proporcionam nutrientes vitais a essas zonas.

 

Enquanto a epiderme consegue em geral auto-reparar-se e ficar como nova, a derme será afetada pelas lesões de forma irreparável.

 

A derme contém também os seguintes órgãos especializados:

 

• As glândulas sebáceas são órgãos minúsculos que geralmente se abrem para os folículos pilosos à superfície da pele. Produzem uma secreção gordurosa chamada sebo que constitui o lubrificante natural da sua pele.

 

As glândulas sebáceas concentram-se especialmente na face e no couro cabeludo, em particular em volta do nariz, nas faces, queixo e testa, razão pela qual estas são geralmente as zonas mais oleosas da sua pele.

 

• As glândulas sudoríparas estão por todo o corpo. Existem milhares delas, e a sua principal função é regular a temperatura corporal. Quando o suor se evapora à superfície da pele, a temperatura do seu corpo desce.

 

• Os pêlos crescem nos folículos pilosos e podem ajudar a manter o corpo quente, armazenando ar por baixo deles. Não existem pêlos nas plantas dos pés nem nas palmas das mãos.

 

Principais funções da pele

 

1. Atua como um termostato, retendo calor ou arrefecendo o corpo através do suor.

 

2. Oferece proteção contra agentes potencialmente lesivos.

 

3. Atua como eliminadora de resíduos. Certas substâncias são excretadas através da pele, 24 horas por dia.

 

4. Proporciona-lhe o sentido do tato que a ajuda a comunicar com o mundo exterior.

 

Curiosidades

 

• Jovens ou velhas, todas as peles possuem a mesma estrutura básica.

 

• O estado da sua pele é um reflexo geral da sua saúde. Revela o stress, uma dieta pobre e a falta de sono.

 

• A sua pele é um sensor da dor, do tato e da temperatura, oferecendo proteção e um meio de eliminação de toxinas.

 

• A sua pele pode limpar-se, regenerar-se e mesmo renovar-se. O modo como na prática efetua estes processos é, em parte, determinado por si.

 

• A pele é um barómetro das suas emoções; fica vermelha quando se está envergonhada e exibe rapidamente sinais de stress.